Museu da Gente Sergipana: a memória em multimídia

Tempo de Leitura: 6 minutos

Atualizado em 02/09/2023 por Sylvia Leite

Personagem Josevende - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIAProvavelmente ninguém discorda que o mais saboroso de uma viagem é conhecer tudo pessoalmente, olhando as cores, sentindo os cheiros e ouvindo os sons de cada cidade, praça ou manifestação cultural. Pois no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, a gente consegue chegar muito perto dessas vivências, por meio de variados recursos de interatividade. E tudo já começa nas boas vindas, dadas por ‘Josevende’ – um personagem virtual, que se apresenta como feirante e nos oferece todo tipo de produto, – de agulha e linha a  missais e garrafadas –  revelando hábitos e crenças, saberes e fazeres, tudo permeado pelas expressões populares e pelo sotaque local.

Os mais ousados podem gravar um texto dos inúmeros livretos de cordel que estão guardados no acervo do museu, ou arriscar um desafio com repentistas sergipanos. E se isso ainda for pouco, dá pra interagir com o espelho e aparecer vestido com trajes usados em manifestações folclóricas como Reisado, Chegança ou Taieira, entre outros.

No espaço ‘Nossos Falares”, as paredes estão cobertas por palavras que soam exóticas ao visitante, como sumítico, que significa avarento; ou foló que significa folgado, frouxo. Mais adiante, outra curiosidade: pegar um bigú é o mesmo que pegar uma carona. E surgem também os verbos que apenas os sergipanos sabem conjugar: junir é o mesmo que jogar; e ximar é desejar, ou ficar secando, a comida do outro.Aceitando desafio de repentistas no Museu da Gente - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIA

Depois de ler, é hora de ouvir. No átrio do prédio, o piso exibe um mapa do estado, que se divide em oito regiões.  Para cada uma delas existe um totem onde você vai poder escutar histórias e causos narrados com os respectivos sotaques.

Museu da Gente Sergipana: interativo e temático

Um dos momentos mais lúdicos da visita está na seção Nossas Festas, onde um Jogo de Amarelinha – que os sergipanos chamam de Macacão –  nos remete, a cada passo, a uma manifestação cultural do Estado. E, depois dessa brincadeira, ainda dá pra acessar as pequenas preciosidades do Estado no Jogo de Memória instalado em um enorme painel Nossos falares - palavras do falar sergipano - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIAeletrônico.

Para os amantes da natureza, o ponto alto é a imersão no túnel da sala Nossos Leitos, momento em que os visitantes, sentados em um barco, fazem um passeio virtual pelos biomas do Estado: a caatinga, que significa mata branca, em alusão à cor dos arbustos em períodos de seca; os resquícios da mata Atlântica com sua exuberância; e a Zona Costeira, com destaque para o ecossistema dos manguesais.

O Museu da Gente Sergipana tem diversão também para os apaixonados pela gastronomia que podem se divertir na seção Nossos Pratos, onde vão tentar descobrir tentar os ingredientes que compõem cada prato da culinária sergipana, como Quiabada, Moqueca ou Maniçoba.

Tributo a uma figura lendáriaJogo de Amarelinha no Museu da Gente - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIA

Os menos atentos nem percebem, mas a entrada do Museu da Gente Sergipana abriga uma estátua. Até aí nada muito diferente do que se vê por toda parte. O curioso é que o homem homenageado no jardim do prédio não é um governante nem a autoridade responsável pela construção do museu e sim uma figura lendária na cidade, que viveu até 2012. José Martins Ribeiro Nunes, mais conhecido como Zé Peixe, chamava a atenção pelos hábitos excêntricos como o de só andar descalço, usando sapatos somente em ocasiões muito especiais. Mas o que o tornou célebre no estado e conhecido por navegadores do mundo inteiro foi a maneira como exercia sua profissão de prático ou piloto náutico, que consiste em auxiliar os navegantes na entrada e saída dos portos.

Uma das particularidades de Zé Peixe em seu trabalho de prático era o fato de não usar embarcação de apoio. Para orientar os que chegavam, navegava em uma prancha e aguardava em cima de uma boia a 12 km da praia. A espera podia durar até um dia inteiro ou mesmo uma noite. Já para conduzir um navio na saída do porto, preferia ir à bordo. Quando encerrava seu trabalho, pulava no mar de uma altura de 17 metros, ou cinco Túnel dos biomas - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIAandares, e voltava nadando. Nesse retorno, enfrentava um percurso que poderia durar até três horas se os ventos não estivessem favoráveis.

Essa paixão pela água o tornou um grande conhecedor das correntes marítimas e lhe rendeu muitos prêmios, inclusive a Medalha Almirante Tamandaré, concedida a pessoas ou instituições que tenham prestado importantes serviços à Marinha do Brasil.

Um prédio centenário

Estátua de Zé Peixe - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAComo se não bastasse esse mergulho na cultura local, o Museu da Gente Sergipana funciona em um dos prédios mais significativos da cidade. Foi construído em 1926 para abrigar o Colégio Atheneu Dom Pedro II, e ficou popularmente conhecido como Atheneuzinho. O apelido surgiu quando a escola ganhou um novo prédio para abrigar as turmas mais avançadas e o casarão onde hoje funciona o museu permaneceu com os alunos mais jovens. Assim, o prédio dos alunos mais velhos foi chamado de Atheneu e o dos mais novos virou Atheneuzinho.

Depois que o colégio foi inteiramente transferido para outro local, em 1969, o prédio foi ocupado por diversas instituições, inclusive a Secretaria de Estado da Educação. Mas, ao final de um certo período, embora fosse tombada pelo Patrímônio Histórico, a antiga sede do Atheneuzinho foi abandonada e por mais de uma década.

A restauração, iniciada em 2009, levou dois anos para ser concluída e respeitou as características originais de prédio. Entre as preciosidades preservadas está o piso em tábua corrida que alterna madeiras de duas tonalidades e as escadaria de madeira que leva ao piso superior.

Largo da Gente - Foto de Syvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIA

Uma amostra dos grupos folclóricos

Depois de conhecer o prédio e descobrir, de forma interativa, as festas e tradições culturais, os biomas, a culinária e as expressões regionais dos sergipanos, chega o momento de atravessar a rua para olhar de perto os personagens do folclore local.

Em uma espécie de pier localizado na margem do Rio Sergipe, e batizado como Largo da Gente, oito esculturas do artista  plástico Tati Moreno encarnam personagens das principais manifestações folclóricas do Estado: Lambe Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiro, Cacumbi, Parafuso, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo.

Escadaria de madeira e piso de tabua corrida - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIA

Museu da Gente Sergipana: campeão de prêmios

Desde que foi inaugurado, em 2011, o Museu da Gente Sergipana recebeu diversos prêmios e condecorações. Com poucos meses de funcionamento, foi considerado O Melhor da Arquitetura 2012, na categoria Restauro, pela revista Arquitetura e Construção, da Editora Abril. Entre outros prêmios recebidos estão a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, e a Comenda de Incentivo à Cultura Luís Câmara Cascudo, do Senado Federal. Conquistou, ainda, o Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade na categoria Responsabilidade Social, concedido pelo Iphan; o Atração do Ano de 2013 pelo Guia Quatro Rodas Brasil e o Certificado de Excelência 2014, do site de viagens TripAdvisor.

O reconhecimento veio também do público. Em 2016, o Museu da Gente Sergipana foi considerado pela agência de viagens online Expedia um dos museus mais visitados do Brasil e, em 2018, compôs a lista dos cinco mais visitados do Nordeste segundo o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.12

Museu da Gente Sergipana – Aracaju – Sergipe – Brasil – América do Sul

Texto

Fotos

  • (1,2,3,4,5,7, 8 e 9) Sylvia Leite
  • (6) Quadro do artista sergipano Tintiliano, exposto no Museu

Referências

Agradecimento:

  • Anna Fernanda Ribeiro

 

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
14 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Sonia Pedrosa
2 anos atrás

Museu lindo demais, que muito orgulha os sergipanos!

Marlene Miranda
Marlene Miranda
2 anos atrás

Fiquei com curiosa para conhecer esse lugar tão especial.

Deyse
Deyse
2 anos atrás

Gente que especial este Museu da Gente Sergipana. Desconhecia a existência deste museu incrível e a possibilidade de ver a memória em multimídia. Sem dúvida o museu entrou em meu roteiro! Amei a dica!

Angela Martins
Angela Martins
2 anos atrás

Adorei a proposta desse Museu da Gente Sergipana. Já que conhecer!

Lilian Wanderley
Lilian Wanderley
2 anos atrás

Está precisando uma ampla divulgaçao nas salas de aula para os da terra e na midia em geral esse texto de Sylvia

sidneyjs
sidneyjs
2 anos atrás

Excelente Silvinha. O Zé Peixe homenageado, é de extrema importância. Seria impossível, calcularmos as perdas financeiras que ele evitou com o seu ofício.

Hebe
Hebe
1 ano atrás

Ah que saudades me deu do Museu da gente Sergipana lendo seu post. Estive ai e adorei esse lugar.
Parabéns pelo post.