Casa do Rio Vermelho: um refúgio que virou livro e museu

Tempo de Leitura: 6 minutos

Atualizado em 27/12/2023 por Sylvia Leite

Sala com projeção na Casa do Rio Vermelho - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAOs museus-casas já não podem ser considerados uma novidade ou algo fora do comum. Faz tempo que vida e obra de artistas passaram a ser resgatadas e apresentadas ao público nos imóveis em que eles foram criados ou passaram períodos significativos de suas vidas. Mas a Casa do Rio Vermelho diferencia-se das outras por contar uma história familiar, social, política e literária que tem não apenas um, mas dois protagonistas: Zélia Gattai e Jorge Amado.

Talvez por abrigar dois universos literários e tantas facetas, o museu acabou reunindo um rico acervo. Uma riqueza que não se afirma pelo valor econômico das peças, mas por sua diversidade. Fotografias de amigos célebres convivem com referências religiosas que  remetem à luta de Jorge Amado pela miscigenação e pela Quadrinhos com pinturas de orixás - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAliberdade de culto no país. Lembranças de viagens internacionais dividem atenção com as cores e as formas da cozinha baiana. Uma coleção de arte popular, composta por obras de artistas do mundo inteiro ocupa tanto ou mais espaço quanto as obras dos dois escritores.

A Casa do Rio Vermelho foi comprada com o dinheiro da venda, para a Metro-Goldwin-Mayer (MGM), dos direitos do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado. Com o tempo, acabou virando título de outro livro, nesse caso de Zélia Gattai, que conta uma parte da vida do casal a partir do momento em que ela, paulista, e ele, baiano, decidiram deixar o Rio para viver em Salvador, e acabaram refugiando-se na Rua Alagoinhas, número 33.

Tanto na casa como no livro de Zélia, as paixões pessoais e as histórias corriqueiras também são bastante valorizados. O sapo é um exemplo. Já no primeiro capítulo do livro, Zélia conta como Jorge Amado decidiu comprar um Citröen preto, de segunda mão, em estado pior do que prometia o anúncio, apenas porque tinha ‘cara de sapo’. O carro seria usado para ir do Rio a Salvador. E não é que na casa tem um espaço povoado pelosCamisas de Jorge Amado na Casa do Rio Vermelho - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA batráquios? O lago foi construído para abrigar em seu centro – de modo se refletisse na água – uma escultura de Iemanjá feita pelo escultor Mário Cravo. Mas Jorge Amado não quis um lago qualquer: dentro dele deveria haver várias mudas de uma planta conhecida na Bahia como Baronesa e muitos, muitos sapos.

Um lugar construído com arte e amizade

Desde a aquisição da casa, em 1960, até a mudança definitiva do casal com os dois filhos João Jorge e Paloma, passaram-se uns três anos. O lugar era grande e os novos donos queriam cuidar Escultura de Orixá no jardim da Casa do Rio Vermelho - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMÓRIApessoalmente de cada detalhe. Uma das primeiras peças escolhidas para a decoração do jardim foi um Exu de ferro encomendado ao artesão Manu. O orixá, que Jorge Amado chamava de ‘meu compadre’, seria o guardião da casa. Mal sabia ele que as coisas não eram tão simples assim.

Ao descobrir que havia uma escultura do orixá no jardim da casa, uma mãe de santo sua amiga, a famosa Mãe Senhora (Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá), ficou horrorizada. “Tu não tem juízo, seu Jorge? Onde já se viu botar dentro das portas um orixá forte desses, sem o fundamento?”

Para continuar ali, o Exu precisava ser devidamente ‘assentado’ e Mãe Senhora mandou seu filho, Mestre Didi, resolver o problema, oferecendo ao santo africano um galo preto, um litro de azeite de dendê, um litro de cachaça, farofa amarela e alguns charutos – ritual que Zélia passou a repetir parcialmente todas as segundas-feiras.

Parede decorada com cacos - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAA casa e seu jardim foram construídos ao longo dos anos, em uma luta constante contra os mais variados obstáculos – de pragas de formigas a explosão de freezers por excesso de carga. Mas o que para a maioria das pessoas representa a maior dificuldade, que são os acabamentos, o casal de escritores conseguiu resolver facilmente. As grades ficaram por conta de Mário Cravo, Carybé encarregou-se de decorar os azulejos e Jenner Augusto assumiu a pintura das portas e dos basculantes de vidro.

Além dos artistas que viviam em Salvador, uma italiana naturalizada também teve sua participação na Casa do Rio Vermelho. Foi a arquiteta Lina Bo Bardi – autora do projeto do Masp e do Sesc Pompéia, em São Paulo -, que estava em Salvador, a convite do governador Juracy Magalhães, para tornar-se diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia. “Por que não colocam no piso das escadas e nos caminhos cacos de azulejos?.. teria sido a proposta de Lina.

Prateleira da cozinha da Casa do Rio Vermeho - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMÓRIADepois vieram contribuições de outros artistas, brasileiros e estrangeiros, como Francisco Brennand 1 e Pablo Picasso. A lista de hóspedes e frequentadores ilustres não é menor: o escritor Pablo Neruda e sua mulher Matilde estiveram por lá mais de uma vez. Entre os brasileiros, os mais assíduos eram Sônia Braga, Chico Anysio, Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes.

O Museu Casa do Rio Vermelho

As lembranças dos amigos estão por toda parte, mas há ainda um cômodo especialmente dedicado a eles – um espaço que muitos ocuparam em suas visitas à Bahia. No quarto do casal, projeções e objetos fazem referência ao amor – o amor entre Zélia e Jorge, o amor da família, o amor entre diferentes povos e raças e o amor que move os sensuais personagens de Jorge Amado. AsEstante com livros de Jorge Amado - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA lembranças da infância de Jorge e de sua mãe, dona Lalu, também ganharam um cantinho especial.

Nas duas cozinhas, uma delas batizada como Cozinha de Dona Flor, há um museu a parte, com frutas, temperos e utensílios que sempre estiveram na casa e eram citados com frequência nas inúmeras narrativas de Jorge Amado sobre o povo da Bahia. A comida foi tão importante em algumas obras que sua filha, Paloma, resolveu compilar todas as receitas e publicá-las no livro “A Cozinha Baiana de Jorge Amado ou A Cozinha de Pedro Archanjo”, numa referência ao personagem principal do romance “Tenda dos Milagres”.

Como em qualquer casa de escritores, não poderia faltar uma biblioteca. Há também um arquivo com a memória da militância política, pois Jorge Amado foi por muito tempo do Partido Comunista. O museu abriga, ainda, exemplares dos 37 livros escritos por Jorge e traduzidos para 49Máquina de escrever que pertenceu a Jorge Amado - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

idiomas, com publicação em mais de 50 países. Lá estão também os 17 livros de Zélia: oito infantis, uma fotobiografia do marido e oito de memórias, e entre eles, claro, “A Casa do Rio Vermelho”.

No meio da sala, uma mesa, onde Jorge escrevia nos dias de chuva. Quando fazia sol, ele trabalhava na varanda mesmo, usando como peso para as páginas o gato Nacib, que dormia em cima delas. Tudo isso para não se sentir isolado e conseguir acompanhar o movimento da casa. Em cima da mesa, não é difícil adivinhar: as velhas máquinas de datilografia.

E para quem nunca leu Jorge Amado, ou para quem simplesmente deseja relembrar, vale passar pela Sala de Leitura onde se pode assistir à narração, em vídeo, de trechos das suas principais obras.

Notas

Casa do Rio Vermelho – Rio Vermelho – Salvador – Bahia

Texto

Referências

  • Site da Casa do Rio Vermelho

Livros

  • A casa do Rio Vermelho, de Zélia Gattai
  • A Cozinha baiana de Jorge Amado, de Paloma Jorge Amado.

Saiba mais:
Além da Casa do Rio Vermelho, existe, ainda, outra instituição que também guarda a memória do escritor. Para saber mais, leia a postagem Pelourinho: Fundação Casa de Jorge Amado, no blog Vaneza com z.

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
12 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
sonia pedrosa cury
4 anos atrás

Casa cheia de memórias e lembranças…maravilhosa!
Beijo, Sylvinha!
sonia pedrosa

Unknown
4 anos atrás

Bom saber para ir no futuro

Regina Célia de Oliveira
3 anos atrás

Muita vontade de conhecer. Bela narrativa!

Unknown
3 anos atrás

Matéria maravilhosa!Um dia ainda vou conhecer a Bahia e o museu da Casa do Rio Vermelho!

Unknown
3 anos atrás

Matéria maravilhosa,já li vários livros de Jorge Amado, e dois da Zélia, um dia ainda conheço a Bahia. Ah,conheço, aí visitarei o museu da Casa do Rio Vermelho.

Orlando L Almeida
3 meses atrás

Estive com a esposa, neste ano, turistando por Salvador e fizemos uma visita à Casa do Rio Vermelho, de Jorge e Zélia. E agora estou lendo dela um livro de memória – A Casa do Rio Vermelho. Gostando muito e recomendo.