Farol da Barra: lugar de história, poesia e religião

Tempo de Leitura: 6 minutos

Atualizado em 11/09/2023 por Sylvia Leite

Scoffano por Pixabay - Matéria Farol da Barra - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAQuem nunca ouviu falar no Farol da Barra, na orla de Salvador? O farol é lugar de manifestações, ponto de encontro de trios elétricos no Carnaval da Bahia e, acima de tudo, referência de pôr do sol na cidade, o que, aliás, é muito bem cantado por Baby Consuelo, atual Baby do Brasil, na composição de Luís Galvão e Caetano Veloso: “Quando o sol se põe vem o farol / iluminar / as águas da Bahia”.

A música foi composta na década de 1970, mas as águas da Bahia já são iluminadas por esse icônico farol desde os primeiros anos do século 17, quando foi instalada uma lanterna rudimentar na fortificação que deu origem ao atual Forte de Santo Antônio da Foto TurismoBahia - Matéria Farol da Barra - BLOG LUGARES DE MEMÓRIABarra. O farol oficialmente reconhecido – e com instalação de equipamento adequado no lugar da antiga lanterna – só veio no século seguinte, em 1698 (ou 1696, para alguns), portanto mais de 50 anos depois da inauguração da inauguração do Palácio de Friburgo no Recife. Por isso os dois monumentos disputam o título de farol mais antigo do Brasil e das Américas.

A substituição da lanterna aconteceu em consequência do naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento , ocorrido em 1668, com mais de 400 mortes (há quem fale em 600). A embarcação portuguesa chocou-se com um banco de areia e, depois de ficar cerca de quatro horas à deriva, acabou afundando na altura do Rio Vermelho.Foto Gov Ba - Flickr -Wikimedia - Matéria Farol da Barra- BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

A Ponta de Santo Antônio

Mas antes de tudo isso acontecer, o lugar já era tido como um ponto estratégico e de guarda da Baía de Todos os Santos, onde está localizado. Em 1501, apenas um ano depois que os portugueses chegaram pela primeira vez ao Brasil, no evento que se costuma chamar de ‘descobrimento’, foi realizada a primeira expedição à chamada ‘América Lusitana’. Nessa visita, depois de negociar com os índios, eles já teriam instalado o seu ‘padrão de posse’ no lugar, que passou a se chamar de Ponta do Padrão e, tempos depois, recebeu o nome atual: Ponta de Santo Antônio.

- Matéria Farol da Barra - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAO Farol da Barra – se considerado desde a primeira lanterna – e o forte que o abriga foram testemunhas do nascimento de Salvador, pois ambos antecederam a criação da cidade, fundada somente em 1549. Dessa forma, testemunharam, também, a História do Brasil a partir da chegada dos portugueses.

Na época, o Brasil estava ganhando importância nas rotas de comercio e havia uma grande movimentação na costa brasileira. O local foi tomado pelos holandeses, em 1624, e recuperado meses depois. A costa brasileira era cobiçada também pelos ingleses e o Forte de Santo Antônio da Barra era uma dos seus mais importantes baluartes, a ponto de constar nos relatos do corsário Inglês William Dampier, que teria escrito:
“A entrada da Baía de Todos os Santos é defendida pelo imponente Forte de Santo Antônio, cujos lampiões acesos e suspensos para orientação dos navios, vimos de noite.”

Foto Museu Náutico da Bahia no Facebook - Matéria Farol da Barra - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAA memória do Farol da Barra

O primeiro farol oficial, instalado em 1698, era movido a óleo de baleia. No século 19, foi inaugurado um equipamento mais moderno, trazido da Inglaterra, e movido a querosene.

Foto Cássio Sampaio em Wikimedia- Matéria Farol da Barra - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAA eletrificação só ocorreu no século 20. Hoje, o Farol de Santo Antônio da Barra alcança até 70 km de distância, alternando, dois fachos brancos e um vermelho, ou encarnado – como se diz lá no farol. Sua lente bicolor, que tem 1,8 m de diâmetro, está no topo de uma torre de 22 metros de altura, e pode ser acessada pelos visitantes que conseguirem subir 81 degraus em caracol. Além de conhecer a lente, os que se aventuram na subida pode ver uma exposição sobre os faróis do Brasil.

Foto Cássio Sampaio em Wikimedia - Matéria Farol da Barra - BLOG LUGARES DE MEMÓRIADentro do forte, há ainda mais informação. O Museu Náutico, inaugurado em 1998, reúne registros e peças que contam tanto a história do forte como do farol e ainda nos dão uma ideia de como era a cidade em seus primeiros tempos. Para completar, possui uma sala de arqueologia com um acervo composto por destroços e objetos do Galeão Santíssimo Sacramento. As peças foram recuperadas durante uma expedição subaquática da Marinha Brasileira, em 1976 – o primeiro resgate arqueológico oficial realizado no Brasil.

- Matéria Farol da Barra - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAUm lugar de culto

Mas não só de história e de por do sol vive o Farol da Barra. O ícone da Bahia de Todos os Santos já foi e continua sendo lugar de culto. Conta-se que, nos rochedos do farol existe uma nascente de água doce e, no início do século 20, os pescadores ergueram um marco ao seu redor, onde eram realizados cultos à Mãe D’água.

- Matéria Farol da Barra - BLOG LUGARES DE MEMÓRIANo dia 2 de fevereiro, quando Iemanjá é festejada em vários bairros de Salvador, o Farol da Barra tinha também sua comemoração. Durante o dia, quando voltavam do mar, os pescadores jogavam capoeira e faziam roda de samba diante da fonte. A festa só esquentava quando caia a noite, com uma batucada que durava até o dia seguinte.

Se Iemanjá era cultuado do lado de fora, dentro do forte as cerimônias religiosas eram dirigidas a Santo Antônio, que dá nome à ponta, ao forte e ao farol. Todos os anos, a trezena ao santo se repete no pátio da fortaleza, com missa, terço e apresentações musicais. A trezena é um evento tradicional da Igreja Católica, realizado anualmente em várias paróquias do mundo. No Farol da Barra, ela ganha um significado especial porque a Santo Antônio se atribui a proteção da Baía de Todos os Santos.
Foto Museu Náutico da Bahia no Fecebook -

Para se ter uma ideia do que Santo Antônio representou para a religiosidade brasileira na época do Brasil Colônia, basta dizer que, durante anos, a Igreja recebeu mensalmente um pagamento das Forças Armadas referente ao soldo de Santo Antônio. É que o santo – não em vida, mas já morto e canonizado – foi nomeado sargento-mor e depois promovido a tenente coronel com direito ao recebimento correspondente. E, por mais incrível que isso possa parecer, quem fez as nomeações foi o próprio Dom João VI.

O mais impressionante é que não se tratou de uma invenção brasileira. Nomeações semelhantes já haviam ocorrido em Portugal e na Espanha, justificadas pelo fato de Santo Antônio ser considerado, na época, o protetor das batalhas. No Brasil, o santo tornou-se símbolo da vitória contra os holandeses e o principal ponto de cruzamento entre ele e o festejado episódio é o Farol da Barra, mais precisamente Farol de Santo Antônio da Barra. 1

Notas

Farol da Barra – Barra – Salvador – Bahia – Brasil – América do Sul

Texto

Fotos

  • (1) Pixabay
  • (2) turismobahia - Flickr - Wikimedia - CC BY-SA 2.0
  • (3) Gov/Ba - Flickr - Wikimedia - CC BY 2.0
  • (4) Wikimedia - CC BY-SA 4.0
  • (5, 8 e 9) Museu Náutico da Bahia no Facebook

Referências

Para saber mais

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
26 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
C O A C H Newson
2 anos atrás

Muito interessante. Obrigado Silvia. N

sonia pedrosa cury
2 anos atrás

Maravilha, Sylvinha! O farol é um símbolo, um cartão-postal, um ícone de Salvador, dos mais importantes, além de ser lindo!

MOISESMBC
2 anos atrás

Adorei as fotos do farol da barra e que lugar de historia e poesia. A novidade ficou para a musica que eu não sabia que mencionava essa maravilhosa atração. Há outras músicas ou artes famosas que mencionam essa atração?

Elizabeth Werneck
2 anos atrás

Uau, eu sou doida pra visitar Salvador, e o primeiro lugar que irei visitar nessa cidade maravilhosa, com certeza é o Farol da Barra. Parabéns pelo post.

Hebe Carvalho
2 anos atrás

Realmente Sylvia o Farol da Barra é um lugar de história e poesia. Quando estive em Salvador ano passado, adorei visitar esse local que é um ícone da capital baiana. Parabéns pelo post.

Luana
Luana
2 anos atrás

O Farol da Barra é exatamente isso, um lugar de história, cultura e religião! É uma informação bem curiosa que eram pagos os soldos de Santo Antônio

Deyse
Deyse
2 anos atrás

Nossa!! eu amo conhece os faróis, são encantadores e portadores, testemunho de tantas histórias! Interessante saber sobre o Farol da Barra, este lugar de história, poesia e religião. Amei!

Cecília
Cecília
2 anos atrás

Que interessante, Sylvia! Não sabia da história por trás do Farol da Barra. Este pagamento de soldo ao santo foi demais! kkkkk Um dia irei a Salvador e quero visitar o museu do Farol da Barra. Obrigada pela dica.

Angela Martins
Angela Martins
2 anos atrás

Acabei não entrando no Farol da Barra quando estive em Salvador. Já quero voltar depois do seu post! Kkk Adorei

marcela
marcela
2 anos atrás

AMEI seu texto!! Já passei dezenas de vezes pelo Farol da Barra, mas só agora tomei conhecimento da história dele. Obrigada por compartilhar!

Cynara Vianna
2 anos atrás

Estive em Salvador 2 vezes, mas só passei pelo Farol da Barra, não fiz a visita ainda, preciso voltar e resolver essa pendência!

Lilian Azevedo
Lilian Azevedo
1 ano atrás

Visitei Salvador recentemente e estive no Farol da Barra. Subi até o topo de onde se tem uma vista fantástica. A exposição é muito interessante. Gostei muito de Salvador.

ANDRE MAGNAVITA
ANDRE MAGNAVITA
1 ano atrás

Quando criança costuma frenquentar o farol, ia as trezenas de Santo Antônio com o meu Pai então Capitão da Marinha. Chegamos a residir ( sim, morar ) no farol por um período. Ainda procuro alguma referência bibliográfica sobre aquele período, e também gostaria de saber se existem famílias da marinha morando ainda no local….memórias inesquecíveis