Museu do Sertão: a conciliação entre criar e preservar

Tempo de Leitura: 6 minutos

Atualizado em 11/09/2023 por Sylvia Leite

Entrada do Museu do Sertão - foto Sylvia Leite _ BLOG LUGARES DE MEMORIAQuando era menino, em Nossa Senhora da Glória, no sertão de Sergipe, Cícero Alves dos Santos, criador do Museu do Sertão, não gostava de brincar com as outras crianças. Preferia ouvir as histórias de Caipora, Lobisomen, Fogo corredor, Mulher de Padre e de Cordel contadas pelos velhos sertanejos. Quem assistia aquilo, achava uma escolha muito estranha e dizia que ele estava assumindo um comportamento de “Véio”.

Obras fo artista plástico Véio em seu ateliê- foto Sylvia Leite- BLOG LUGARES DE MEMORIAO apelido permaneceu por toda a infância, entrou pela adolescência, vida adulta e acabou se tornando seu nome artístico. Se ainda estivessem vivas, as pessoas que lhe batizaram assim saberiam agora que ele sempre brincou, mas tinha uma brincadeira própria: viajar pelo mundo encantado das histórias que escutava.

O imaginário mítico foi pouco a pouco se materializando em esculturas de madeira que hoje habitam inúmeros compartimentos do Museu do Sertão, instalado em um sítio em Feira Nova, município vizinho à sua terra natal, . As árvores transformadas, dispostas lado a lado, parecem pequenas florestas de vultos, iluminadas por réstias de sol que entram pelas gretas dos telhados.

Em quartos vizinhos, e algumas vezes até ocupando o mesmo espaço, encontram-se velhas ferramentas das mais diversas profissões. Essas duas faces do artista, traduzidas por ele mesmo como “o desejo de criar e de preservar”, são as vertentes do Museu do Sertão.

Obra de Véio e máquina de costura- foto Sylvia Leite- BLOG LUGARES DE MEMORIAMuseu do sertão: a vida extraída de árvores mortas

A face criativa do Museu do Sertão poderia ser classificada em três variedades: os bichos, as figuras humanas e as miniaturas. A escolha do tipo e do tema depende da hora, da vontade e do material disponível. “Eu olho o galho e já sei o que fazer” revela Véio. Ele diz que pensa, executa, dá nome e cria a história de cada peça, mas adverte: “não é história escrita, a história é pra mim. Se chegar alguém aqui que eu achar que mereça eu falar de alguma peça, eu vou falar …”

Véio com suas obras - foto Sylvia Leite- BLOG LUGARES DE MEMORIAA escultura ao lado, por exemplo, traz à tona a paixão do artista pelas tradições. É inspirada em grupos religiosos conhecidos como “Penitentes“, que saem às ruas encapuzados e vestidos de branco, geralmente na Semana Santa, rezando pela purificação das almas. Já o cachimbo expõe seu lado espirituoso. Traz uma caveira para mostrar o destino de quem pita.

Véio esculpe ora em galhos ou troncos secos, ora em raízes e faz questão de deixar claro que não é desmatador. Pelo contrário. O que faz, segundo acredita, é “dar vida ao que já está morto”. O jeito encontrado para usar madeira sem destruir foi procurar, no mato, árvores caídas naturalmente ou, na área urbanizada, aquelas que por questões de segurança precisaram ser arrancadas.

Véio mostra cachimbo escupido por ele - foto Sylvia Leite- BLOG LUGARES DE MEMORIANo Museu do Sertão tem peça de todo tamanho. As maiores ultrapassam a altura do artista, enquanto as menores cabem em sua mão e algumas chegam a ser esculpidas em palitos de fósforo. Além de ser fascinado pelo detalhe, Véio vê nas miniaturas uma forma de comunicar ao mundo que o tamanho não importa: “a peça pode ser pequena e ter mais valor que uma grande”.

Miniatura de Véio - - foto Sylvia Leite- BLOG LUGARES DE MEMORIAEsse talento para esculpir obras minúsculas surgiu na infância, por volta dos cinco anos de idade. O material era a cera de abelha. Ele trabalhava escondido e quando surgia alguém apressava-se em desmanchar tudo para não ser pego em flagrante. Era assim porque sua família e toda a vizinhança confundiam esculpir com brincar de boneca, uma atividade proibida para os homens.

Na época, o maior desejo de Cícero era poder manter as esculturas inteiras, à sua volta, para admirá-las – um sonho que só foi realizado décadas depois com a compra da terra que hoje abriga o Museu do Sertão.

Histórias de vida contadas pelas ferramentas de trabalho

Ferramentas de trabalho no Museu do Sertão - - foto Sylvia Leite- BLOG LUGARES DE MEMORIAEsculpir e admirar as próprias obras não é suficiente para o artista. Se na infância ele gostava de estar com os velhos, na medida em que foi amadurecendo parece ter substituído essa companhia pela de máquinas e instrumentos antigos.

São ferramentas de marceneiros, carpinteiros, ferreiros, pedreiros, costureiras, fiandeiras, moleiros, que ele arrecada com parentes, amigos e conhecidos. Muita gente já sabe de sua paixão pelos instrumentos e tem prazer em colaborar. Conta-se que Véio já foi até incluído em testamento como herdeiro de uma roca. É que a dona da peça queria ter certeza de que seu instrumento de trabalho seria preservado no museu.

Véio mostra Casa de Farinha no Museu do Sertão - foto Sylvia Leite- BLOG LUGARES DE MEMORIAAlém de coletar, ele também faz questão de saber como as ferramentas funcionam. Busca as informações para sua satisfação pessoal e para poder explicar aos visitantes. Sabe como utilizar todas as peças e conhece as etapas do dos aparatos mais complexos como, por exemplo, a casa de farinha.

Criando e preservando

Roca no Museu do Sertão - foto Sylvia Leite- BLOG LUGARES DE MEMORIAO desejo de criar e preservar foi fundido por Véio em um terceiro projeto: o resgate da memória da cidade natal, Nossa Senhora da Glória, na época de sua fundação, quando ainda se chamava Boca da Mata. Por meio de uma maquete que ele próprio esculpiu, o artista resgatou não apenas a aparência das casas e o traçado da cidade, mas também os aspectos culturais e religiosos do lugar. Tudo de maneira informal e sem escrever uma só linha.

Para complementar a maquete e tornar a memória ainda mais viva, Véio pretende fazer o que ele chama de “uma construção que vai mostrar como foram as primeiras moradias da região”. O passo inicial já foi dado com a aquisição de lajotas de cerâmica extraídas de uma casa construída em 1901, que o artista exibe como um troféu.

Véio mostra lajotas - foto Sylvia Leite- BLOG LUGARES DE MEMORIAA vertente de preservação do Museu é conhecida de poucos, mas a de criação já ganhou asas. Em 2017, o sertanejo conhecido em sua terra natal como “o cara que faz bonecos” foi um dos dez contemplados com o Prêmio Itaú Cultural 30 anos, promovido, segundo os organizadores, para destacar artistas cuja contribuição impactou o cenário cultural brasileiro nas últimas três décadas. Em 2018, a exposição intitulada “Véio – a imaginação da madeira”, ocupou três andares do prédio do Instituto na Avenida Paulista.

Mas antes disso, o trabalho do artista sergipano já tinha ido muito mais longe. Em 2012, algumas de suas obras integraram a coletiva Histoires de Voir, da Fondation Cartier, em Paris e quatro de suas obras hoje fazem parte do acervo da instituição. Três anos depois, o artista inaugurou uma exposição individual em Veneza, paralelamente à Bienal, com 109 obras, patrocinada por uma grife italiana.

Autêntico e irreverente, Véio vem construindo ao longo dos anos um verdadeiro Museu Vivo. Há vida em seu ateliê, que ocupa um dos quartinhos do sítio; há vida nas obras, que vão se acumulando dia a dia; há vida nas ferramentas que manuseia e descreve; há vida em todas esses movimentos que fazem o museu caminhar junto com seu autor, seguindo a ligeireza do tempo. Há vida, também, nas visitas, que precisam ser agendadas previamente e contam com a monitoria do próprio Véio.1

Obras de Véio no Museu do Sertão - foto Sylvia Leite- BLOG LUGARES DE MEMORIA

Notas

Museu do Sertão – Feira Nova – Sergipe- Brasil – América do Sul

Texto

Fotos

  • Sylvia Leite
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
44 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Unknown
5 anos atrás

Maravilhoso, Sylvinha!!!! Veio é nosso herói!

Unknown
5 anos atrás

Que historia envolvente, ainda com a pitada de orgulho de ser sergipano. Viva Véio, viva!

Unknown
5 anos atrás

Que história linda que vc resgato! Véio é um grande artista que precisa ser mais prestigiado pelos sergipanos.

Elizete Cordeiro de Miranda
5 anos atrás

Que história incrível. Vale a pena, mesmo, ser espalhada.

Unknown
5 anos atrás

Orgulho de ser sergipana , viva o talento de Veio.

Unknown
5 anos atrás

Esse véio não tem nada de véio, sempre foi muito inteligente, culto, inspeirador, criativo, artista nato, gostaria muitod e conhecer as sua obras ao vivo.

Unknown
5 anos atrás

Quando for, levarei minhas filhas que são muito cultaas.

Anonimo
5 anos atrás

Esse foi o texto mais gostoso. Viajei pra valer com o "Veio". Quero muito conhecer o Museu do Sertao.Augusta Leite

Neilton Santana
Neilton Santana
5 anos atrás

Mais uma vez um texto primoroso. Divulgar a obra de Véio é de fundamental importância para dar conhecimento a todos do trabalho consistente e criativo desenvolvido por esse sergipano, talvez, desconhecido pelo grande público. Parabéns

Unknown
5 anos atrás

Deu vontade de conhecer.
O seu relato é carregado de sensibilidade. Contagiante!!
Belo texto, Sylvia!!

Virginia Finzetto
5 anos atrás

Sylvia, estou cada vez mais encantada com seu texto impecável em lugaresdememoria.com.br, divulgando histórias maravilhosas como esta do Veio. Parabéns.

Unknown
5 anos atrás

Parabéns Silvia, texto maravilhoso, Veio é um grande artista, creio que muito sergipano nunca ouviu falar da sua história, eu inclusive

Unknown
5 anos atrás

Parabens Sylvinha! Muito legal seu relato , não tinha conhecimento de Véio ! Vamos divulgar!

Unknown
5 anos atrás

Otimo texto! Muito obrigada pelo compartilhamento! Gostaria muito de saber como fazer para agendar uma visita, mas nao encontrei essa informação em lugar nenhum… Você tem algum telefone para contato para agendamentos?
Desde já, muito obrigada!

Unknown
5 anos atrás

Texto maravilhoso!

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás
Alberto Valença Lima
4 anos atrás

Que história maravilhosa. Muito boa mesmo a sua postagem. Uma verdadeira reportagem. Parabéns. Um abraço.
https://oseucompanheirodeviagem.wordpress.com/

Fabíola Moura
3 anos atrás

Que lindo seu relato sobre criador e criaturas, é muita afetividade envolvida. Cheguei a me emocionar aqui sobre o que está por trás desse Museu do Sertão sergipano.

Deyse
Deyse
3 anos atrás

Encantada em conhecer aqui o Museu do Sertão. Acho de extrema importância toda iniciativa de cuidar, preservar e manter a nossa cultura. Gostaria de conhecer este Museu do sertão em Sergipe.

sonia pedrosa cury
2 anos atrás

Como dizia a minha avó, quem é bom já nasce pronto. É o caso de Veio, que desde pequeno é atento às coisas que verdadeiramente importam. O sucesso dele é o resultado dessa observação, do conhecimento acumulado toda a vida e o poder de transformar em arte o que encontra pela frente. Grande Veio. Grande Sylvinha, que resgatou essa história e dividiu com todos mundo!

Deyse
Deyse
2 anos atrás

Uau, muito especial conhecer sobre o Museu do Sertão pelo seu texto Sylvia. Parabéns pela apresentação e para no chamar a atenção para a conciliação entre criar e preservar. E é isso que temos que fazer, cuidar, e preservar! quero conhecer este museu! Obrigada!

Unknown
2 anos atrás

Show! Adorei!

CINTIA C
CINTIA C
2 anos atrás

Adorei conhecer através do seu post o Museu do Sertão: a conciliação entre criar e preservar. Obrigada!

Elizabeth Werneck
2 anos atrás

Que legal! Eu adoro museus, e adorei saber mais sobre o Museu do Sertão. Seu texto me fez querer viajar e conhecer esse lugar incrível do nosso país. Obrigada por compartilhar. Beijinhos