Museu de Imagens do Inconsciente: os frutos de uma psiquiatria humanizada

Tempo de Leitura: 6 minutos

Atualizado em 12/03/2024 por Sylvia Leite

Museu de Imagens do Inconsciente - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES E MEMORIA À primeira vista, é uma galeria de arte como outra qualquer – com pinturas, desenhos e esculturas distribuídos em expositores e devidamente iluminados. Mas o Museu de Imagens do Inconsciente vai muito além de abrigar obras de arte. É um centro de estudos da Esquizofrenia, que mantém um ateliê permanente de arte terapêutica e guarda a história de anos de luta por uma psiquiatria humanizada.

A protagonista dessa história é Nise da Silveira – uma médica alagoana que se recusou a aderir aos tratamentos em uso no Brasil na década de 1940, como eletrochoque, lobotomia ou choque insulínico.

Convencida de que pessoas tidas como perigosas e agressivas poderiam voltar ao convívio social se fossem tratadas com mais humanidade, Nise criou, no então Centro Psiquiátrico Pedro II –  Visitante observa obras no Museu de Imagens do Inconsciente - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIAhoje Instituto Municipal Nise da Silveira – um setor1 de Terapia Ocupacional composto por ateliês terapêuticos de pintura, modelagem, teatro, música e encadernação. Nesses ateliês, os pacientes podiam expressar-se livremente sem interferência dos monitores e acreditava-se que, com isso, eles tinham maiores chances de recuperação.

O que norteava o trabalho da doutora Nise era a compreensão de que, nos casos graves de esquizofrenia, a expressão verbal tornava-se praticamente impossível. Era preciso, então, estimular uma comunicação não-verbal por meio de vivências que os fizesse externalizar seus mundos interiores. O trabalho terapêutico se completava com o estabelecimento de conexões entre as imagens simbólicas que cada indivíduo produzia e as situações emocionais em que se encontravam.

Fachada do Museu de Imagens do Inconsciente - Foto de Sylvia Leite - Cartaz de exposição dos Artistas de Engenho de Dentro - BLOG LUGARES DE MEMORIA

O aspecto ocupacional das atividades nos ateliês também era visto como benéfico pela psiquiatra, que considerava os manicômios uma forma de prisão. Na condição de ex-presa política, ela acreditava conhecer as necessidades daqueles que são privados de sua liberdade e uma dessas necessidades seria a de ter uma ocupação.

“Não aperto”

Nise, que começou sua carreira na década de 1930, foi presa durante a ditadura de Vargas, acusada de militância no Partido Comunista e ficou oito anos afastada do cargo publico conquistado por concurso. Quando voltou a atuar, em 1944, os hospitais psiquiátricos já haviam adotado tratamentos violentos que ela passou a combater.

O início da rebeldia se deu quando um colega médico decidiu ensiná-la a usar o eletrochoque. Depois de fazer uma demonstração, ele mandou preparar um segundo paciente e pediu a ela que apertasse o o botão para acionar o aparelho. Nise respondeu com a frase que ficou célebre e hoje está impressa em um painel na sala de entrada do museu: “Não aperto”. Dois anos depois, conseguiu criar o setor de TerapiaPainel com foto e texto de Nise da Silveira - Foto de Sylvia Leite - Cartaz de exposição dos Artistas de Engenho de Dentro - BLOG LUGARES DE MEMORIA Ocupacional.

O começo foi difícil. Além das resistências naturais a tudo que é novo, Nise enfrentou críticas e tentativas de boicote ao seu trabalho. Mas a experiência deu certo.  Livres dos tratamentos agressivos, os pacientes conseguiam se expressar e começaram a apresentar melhoras significativas, especialmente nos ateliês de pintura e modelagem, supervisionados pela própria Nise e pelo artista plástico Almir Mavignier2.

Obras de arte reconhecidas

O Museu de Imagens do Inconsciente nasceu em 1952 para abrigar um acervo que começava a crescer. Embora o objetivo inicial de Nise tenha sido apenas terapêutico, Obras de Artistas do Engenho de Dentro - Cartaz de exposição dos Artistas de Engenho de Dentro - BLOG LUGARES DE MEMORIAos trabalhos produzidos por seus pacientes passaram a ser vistos como obras de arte – alguns a partir de uma avaliação convencional, por atenderem a determinados requisitos estéticos, e os restantes por uma espécie de compreensão disseminada pela própria Nise de que a autêntica obra de arte é uma “produção impessoal”, ou seja, uma expressão do inconsciente coletivo.

A aceitação dos quadros e esculturas foi crescendo na mesma medida em que aumentava o acervo, hoje composto por mais de 350 mil obras. O primeiro reconhecimento veio do crítico de arte Mário Pedrosa, que no fim da década de 1940 para começo de 1950 já escrevia sobre os “artistas do Engenho de Dentro” – numa menção ao nome do bairro onde está localizado o então Hospital Pedro II.

Ele se referia a esses trabalhos como “Arte Virgem”, provavelmente inspirado pelo movimento “Arte Bruta”, criado pelo pintor francês Jean Dubuffet, que questionava a arte convencional e divulgava trabalhos de pessoas marginalizadas como presidiários e pacientes psiquiátricos. 
Cartaz de exposição dos Artistas de Engenho de Dentro - BLOG LUGARES DE MEMORIAMário Pedrosa foi um dos curadores – ao lado do crítico de arte belga Léon Degand – da exposição “9 artistas de Engenho de Dentro”, realizada em 1949, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Essa mostra foi considerada um marco na arte brasileira, pelo pioneirismo de reunir em um museu obras de pacientes psiquiátricos.

Os trabalhos produzidos nos ateliês de Nise já haviam sido expostos anteriormente no Rio de Janeiro – uma vez no próprio hospital e outra no prédio do Ministério da Educação – mas era a primeira vez que ocupava um espaço destinado especificamente a exposições de arte.

As obras dos pacientes de Nise foram ainda mais longe. Um dos acontecimentos marcantes nessa trajetória foi sua chegada à Bienal de São Paulo, em 1981. Naquele ano, a Bienal passou a ter um curador-geral. O primeiro a assumir o posto, Walter Zanini, aboliu aObras dos artistas de Engenho de Dentro - Foto de Sylvia Leite - Cartaz de exposição dos Artistas de Engenho de Dentro - BLOG LUGARES DE MEMORIA separação por países e começou a agrupar as obras por “analogia de linguagem” levando em conta técnicas e temas. Isso  possibilitou a criação do módulo “Arte Incomum”, que abrigou obras de 32 artistas de Engenho.

Em 2.000, parte dos trabalhos produzidos no ateliê terapêutico ganhou um espaço especial – intitulado “Imagens do Inconsciente” – na exposição “Brasil 500 anos”, promovida pela Fundação Bienal de São Paulo. A seleção das obras – feita no ano anterior em colaboração com o curador do museu, Luiz Carlos Mello3 – foi um dos últimos trabalhos de Nise, que não viveu para assistir à inauguração da mostra.

O alcance dessas obras não se limitou ao Brasil. Muito tempo antes de chegarem à Bienal e à mostra Brasil 500 anos, elas já haviam atravessado o Atlântico a convite de ninguém menos que Carl Gustav Jung.

O encontro com Jung

Logo nos primeiros anos de funcionamento dos ateliês, Nise e Almir perceberam uma presença recorrente de mandalas e temasNise da Silveira com Jung - Reprodução de foto exposta no museu - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAmitológicos nas pinturas dos pacientes, o que os levou à psicologia de Jung. Em uma carta escrita a ele em 1954, Nise relatou a atividade desenvolvida nos ateliês e foi convidada pelo próprio Jung a realizar uma exposição dos resultados de seu trabalho no Congresso Internacional de Psiquiatria em Zurique.

Jung não apenas abriu e visitou toda a exposição, como se deteve diante das mandalas, fazendo comentários e interpretações. Os trabalhos apresentados no Congresso de Zurique, que fazem parte do acervo pessoal da psiquiatra, agora estão tombados pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade e relação entre Nise e Jung é considerada o primeiro passo para a introdução da teoria junguiana no Brasil. Depois de uma temporada de pesquisa no Instituto Carl Gustav Jung, Nise iniciou, em sua residência, um grupo de estudos junguianos.4

Notas

Museu de Imagens do Inconsciente – Engenho de Dentro – Rio de Janeiro – Brasil – América do Sul

Texto

Fotos

  • (1,2,3,4,5,8) Sylvia Leite
  • (6) Site do Museu
  • (7) Cartaz da exposição 9 artistas de Engenho de Dentro.
  • (9) Almir Mavignier

Referências

Artigos

    Filmes

    Livros:

    • Imagens do Inconsciente (1982) , de Nise da Silveira.
    • O Mundo das Imagens (1992), de Nise da Silveira.
    Compartilhe »
    Increva-se
    Notificar quando
    guest
    44 Comentários
    Avaliações misturadas ao texto
    Ver todos os comentários
    Virginia Finzetto
    4 anos atrás

    Maravilha!

    Unknown
    4 anos atrás

    Oi Silvinha , amei, excelente texto retratando este Maravilhoso trabalho de nossa " Psiquiatra Rebelde " que dedicou sua vida à transformação de nossa psiquiatria

    sonia pedrosa cury
    4 anos atrás

    Que orgulho dessa mulher! Maravilha, Sylvinha, belo resgate!
    Beijão,
    sonia pedrosa

    Val Cantanhede
    4 anos atrás

    A sensibilidade da dra. Nise faz muita falta na política de saúde mental do país.
    Belo texto, Sylvinha!
    Abraços
    Val Cantanhede

    Unknown
    4 anos atrás

    Muito boa esta matéria com pequeno resumo da obra e vuda de Mulher especial. Anima outros profissionais a lançarmos olhar de maior observação e respeito ao individuo q nos procura buscando melhor qualidade de vida.

    Mauro Bastos
    4 anos atrás

    Muito bom. Obrigado.

    Andrea Santos
    Andrea Santos
    3 anos atrás

    Vi o filme sobre a vida da Nise, e fiquei com muita vontade de conhecer o museu. Obrigada pela ótima dica!

    Deyse
    Deyse
    3 anos atrás

    Muito interessante o seu texto sobre o "Museu de Imagens do inconsciente: os frutos de uma psiquiatria humanizada". Me encanta ver histórias de luta e vitórias como a de Nise. Quero conhecer o acervo!

    Aline Laudelina Pires
    3 anos atrás

    Gente que linda esse história (ou luta) da Nise para fazer com que as pessoas pudessem viver com mais dignidade. Estou pasmem de não conhecer esse Museu ainda.

    Lucio Costa Junior
    3 anos atrás

    Eu não conhecia esse museu. Adorei e também me emocionei muito ao ler sobre esse lugar. Vou pesquisar mais sobre o trabalho da Dra. Nise e, certamente, visitar esse Museu de Imagens do Inconsciente. Excelente!

    Mairim serafini
    3 anos atrás

    Que incrível. Eu não conhecia esse museu e fiquei muito feliz de saber que ele existe e eu já quero conhecer o Museu de Imagens do Inconsciente

    LeoSV
    3 anos atrás

    Sou carioca e confesso que não conheci o Museu de Imagens do Inconsciente. Fiquei bem curioso e espero poder visita-lo em breve. Assisti ao filme sobre a vida de Nise da Silveira, vivida por Gloria Pires e achei fantástico Ir ao museu com esse pequeno conhecimento acredito que seja ainda mais interessante.

    cleonicein
    3 anos atrás

    Nossa interesantissimo este artigo. Muito legal esse museu da memoria,e delicado criar algo assim naquela epoca para humanizar os tratamentos. uma forma de pensar a frente de seu tempo, que mudeou a vida de muitos e so trouxe beneficios.

    Ju Saueia
    3 anos atrás

    Eu estou apaixonada por esse texto e quero tanto visitar o Museu de Imagens do Inconsciente. Não sabia da existência dele e do trabalho de Nise, mas é tudo tão interessante que me cativou.

    Cintia Vaz
    Cintia Vaz
    3 anos atrás

    Nossa você não faz ideia do quanto eu gostei desse artigo. Na época da Faculdade, no TCC, criamos um jogo chamado Surrealidade, expressões do Inconsciente, que se passa a maior parte dentro do inconsciente da mente humana. No trabalho estudamos Freud e Jung e suas teorias. Eu realmente adoraria conhecer esse museu. Que pena que não é em São Paulo. Com certeza quando for para o Rio esse museu certamente estará no meu roteiro.

    Victoria Farina
    3 anos atrás

    Muito interessante essa visita ao Museu de Imagens do inconsciente. Me parece um programa ótimo para um fim de semana chuvoso ou quando estiver afim de aprender coisas novas e interessantes! Amei.

    Gisele Prosdocimi
    3 anos atrás

    Que interessante a história de Nise, do seu trabalho e do museu de imagens do inconsciente. Que luta e coragem desta mulher no enfrentamento das suas convicções por tratamentos mais humanos dos pacientes já tão sofridos. São exemplos assim que não podemos deixar morrer na memória da humanidade e este museu cumpre muito bem este papel. Parabéns pelo post!

    Fabíola Moura
    Fabíola Moura
    3 anos atrás

    Ei já admirava o trabalho de Nise de Silveira e agora fiquei ainda mais feliz em saber sobre o Museu de Imagens do Inconsciente. Será que eles promovem exposições itinerantes para pessoas de outros estados conhecerem parte do acervo?

    Angela Beatriz Camara Martins
    3 anos atrás

    Não conhecia esse Museu de Imagens do inconsciente. Achei super interessante. É fundamental uma psiquiatria humanizada. Já fui em uma exposição do Bispo do Rosário e achei incrível!

    Marcela
    Marcela
    1 ano atrás

    Eu queria tanto ter visitado o Museu de Imagens do Inconsciente quando fui ao Rio, mas tive que deixar pra próxima. Absolutamente genial a exposição e o trabalho de Nise.

    Cynara Vianna
    1 ano atrás

    Nossa, que história forte essa, não tinha conhecimento sobre o Museu de Imagens do Inconsistente e fiquei admirada pela coragem e perseverança de Nise. Aplausos pra ela.

    Cintia Grininger
    Cintia Grininger
    6 meses atrás

    Acho tão incrível a história de Nise da Silveira! Mas não sabia da existência desse museu, que maravilha unir o tratamento dos doentes à arte, que de fato é uma expressão humana universal.