Curralinho: um refúgio de tranquilidade

Tempo de Leitura: 4 minutos

Atualizado em 14/12/2023 por Sylvia Leite

Placa pede silencio na praça de Curralinho com igreja ao fundo - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIAQuem chega a Curralinho depois de enfrentar uma estrada de terra, percebe que encontrou o lugar ideal para descansar. O povoado está praticamente todo concentrado em torno de uma grande praça, onde uma placa já vai advertindo aos desavisados:”Respeite os moradores! Abaixe o som do seu carro”. E mesmo nos poucos bares e restaurantes que costumam lotar as mesinhas do lado de fora, todos parecem entrar no ritmo local.

O povoado, de cerca de 200 habitantes, abriga um camping, um hotel fazenda, uma pousada e quatro restaurantes, sem contar com aqueles que são atrelados às hospedarias. Mas o silêncio do lugar só é quebrado pelas festas tradicionais como é o caso da Folia de Reis – grupo folclórico local que sai às ruas no dia 24 de dezembro para cantar louvores ao menino Jesus e pedir bênçãos para seus lares.

Entre a História e a Cenografia

Restaurante em Curralinho MG - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIACurralinho teve origem no século 18, como pouso de tropeiros que saiam de Ouro Preto e do Rio de Janeiro em direção a Diamantina. Abrigou, também, ex-escravizados que trabalhavam para contratadores de diamantes e posteriormente para a Coroa Portugesa – na extração das pedras. Por estar localidado em um ponto estratégico da Estrada Real, acredita-se que pode ter chegado a ser comercialmente mais próspero do que Diamantina.

O nome Curralinho faz alusão um cercado para animais que existia no local e acabou batizando o povoado. Mas, no século passado, a vila foi elevada a distrito e rebatizada como Extração, numa referência ao garimpo de diamantes na região. Não é preciso dizer que a mudança ocorreu apenas no papel porque ninguém, nem mesmo seus moradores, aderiram a essa nova denominação.

Predio cenografico da prefeitura da ficticia Coroado na novela Irmaos Coragem - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIA A presença dos negros pode ser percebida na Igreja Matriz, que é dedicada a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e centraliza todas as festividades locais. Já a capela de Nosso Senhor dos passos, é testemunha da mineração. Foi construída por um antigo morador, de nome Vicente Conrado, provavelmente no século 19, em agradecimento à grande quantidade de diamantes que extraiu na região.

Juntos às as antigas casas em estilo colonial, Curralinho guarda a memória do que viveu como cenário de novelas, files e séries televisivas. O exemplo mais marcante é o prédio amarelo que na novela Irmãos Coragem figurou como prefeitura da fictícia Coroado. Na vida real, o prédio tem outra função, mas mantém até hoje a placa que o eternizou na telinha.

As belezas naturais de Curralinho

A tranquilidade, as incursões pelo cinema e o passado histórico não são os únicos atrativos de Crralinho. Pertinho Ponte do Acaba Mundo e encontro de rios - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIAdo povoado se encontra a Gruta do Salitre, famosa por sua excelente acústica e pela beleza de suas fendas e paredões. A distância do povoado até a gruta é de apenas um quilômetro.

Em seus arredores encontram-se, ainda, lindas cachoeiras, uma barragem e a Ponte do Acaba Mundo que passa sobre o encontro entre as duas vertentes do Rio Jequitinhonha: o Jequitinhonha Branco e o Jequitinhonha Preto. A ponte foi construída para facilitar o trânsito entre o Leste de Minas e Diamantina – trajeto que era feito principalmente por tropeiros. Embora exista essa referência histórica, a visita ao local vale mais pelo encontro de rios que é de tirar o fôlego.

Para completar o inventário de belezas naturais, é importante lembrar que Curralinho é a porta de entrada para a Mata dos Crioulos. A região abriga a comunidade quilombola de mesmo nome e reúne nascentes de vários rios que compõem as bacias dos rios Doce e do Jequitinhonha.1

Notas

Curralinho / Extração – Diamantina – Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais – Brasil – América do Sul

Texto

Fotos

  • Sylvia Leite

Participação especial

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
16 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Sonia Pedrosa
1 ano atrás

Deve ser interessante passar um fim de semana em Curralinho e aproveitar esse silêncio, a paz da cidade a noite, para ver as estrelas, quando as luzes se apagam.

Ruth
Ruth
1 ano atrás

Lugar lindo e a história também

Hebe
Hebe
1 ano atrás

Já quero conhecer Curralinho, adoro fugir de vez enquanto para um refugio de tranquilidade assim como esse.

Anderson Pereira Hasegawa
Resposta a  Sylvia Leite
1 ano atrás

Olá, boa tarde!

Vc é de lá?

Ruthia Portelinha
Ruthia Portelinha
1 ano atrás

O silêncio é um luxo em vias de extinção. Só por isso já vale a pena visitar Curralinho

Anderson Pereira Hasegawa
1 ano atrás

MEU DEUSSSSSSS..!

Amo muito esse LUGAR, parte de minha infância morei aí e retornarei em breve para minhas ORIGENS.

COMING HOME.

Vania maria
Vania maria
10 meses atrás

Nossa meu sonho é conhecer pois minha mãe era de curralinho e não tive oportunidade de conhecer e ela ainda tem uns primos que mora lá mais eu não conheço queria muito cinhecer

Edilma
Edilma
2 meses atrás

Meu pai era de lá. Não sei se nestes 200 habitantes existe algum familiar nosso. Mas, lembro-me que quando jovem sempre que íamos a Diamantina tínhamos que visitar a família em Curralinho. Alguém aí? Sou filha do Wizard Martins. Neta do Levi e Gabriela Martins. ❤️