Atualizado em 16/10/2024 por Sylvia Leite
Quem chega a Curralinho depois de enfrentar uma estrada de terra, percebe que encontrou o lugar ideal para descansar. O povoado está praticamente todo concentrado em torno de uma grande praça, onde uma placa já vai advertindo aos desavisados:”Respeite os moradores! Abaixe o som do seu carro”. E mesmo nos poucos bares e restaurantes que costumam lotar as mesinhas do lado de fora, todos parecem entrar no ritmo local.
O povoado, de cerca de 200 habitantes, abriga um camping, um hotel fazenda, uma pousada e quatro restaurantes, sem contar com aqueles que são atrelados às hospedarias. Mas o silêncio do lugar só é quebrado pelas festas tradicionais como é o caso da Folia de Reis – grupo folclórico local que sai às ruas no dia 24 de dezembro para cantar louvores ao menino Jesus e pedir bênçãos para seus lares.
Entre a História e a Cenografia
Curralinho teve origem no século 18, como pouso de tropeiros que saiam de Ouro Preto e do Rio de Janeiro em direção a Diamantina. Abrigou, também, ex-escravizados que trabalhavam para contratadores de diamantes e posteriormente para a Coroa Portugesa – na extração das pedras. Por estar localizado em um ponto estratégico da Estrada Real, acredita-se que pode ter chegado a ser comercialmente mais próspero do que Diamantina.
O nome Curralinho faz alusão um cercado para animais que existia no local e acabou batizando o povoado. Mas, no século passado, a vila foi elevada a distrito e rebatizada como Extração, numa referência ao garimpo de diamantes na região. Não é preciso dizer que a mudança ocorreu apenas no papel porque ninguém, nem mesmo seus moradores, aderiram a essa nova denominação.
A presença dos negros pode ser percebida na Igreja Matriz, que é dedicada a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e centraliza todas as festividades locais. Já a capela de Nosso Senhor dos passos, é testemunha da mineração. Foi construída por um antigo morador, de nome Vicente Conrado, provavelmente no século 19, em agradecimento à grande quantidade de diamantes que extraiu na região.
Juntos às as antigas casas em estilo colonial, Curralinho guarda a memória do que viveu como cenário de novelas, files e séries televisivas. O exemplo mais marcante é o prédio amarelo que na novela Irmãos Coragem figurou como prefeitura da fictícia Coroado. Na vida real, o prédio tem outra função, mas mantém até hoje a placa que o eternizou na telinha.
As belezas naturais de Curralinho
A tranquilidade, as incursões pelo cinema e o passado histórico não são os únicos atrativos de Crralinho. Pertinho do povoado está a Gruta do Salitre, famosa por sua excelente acústica e pela beleza de suas fendas e paredões. A distância do povoado até a gruta é de apenas um quilômetro.
Em seus arredores encontram-se, ainda, lindas cachoeiras, uma barragem e a Ponte do Acaba Mundo que passa sobre o encontro entre as duas vertentes do Rio Jequitinhonha: o Jequitinhonha Branco e o Jequitinhonha Preto. A ponte foi construída para facilitar o trânsito entre o Leste de Minas e Diamantina – trajeto que era feito principalmente por tropeiros. Além dessa referência histórica, a visita ao local vale também pelo encontro de rios, que é de tirar o fôlego.
Para completar o inventário de belezas naturais, é importante lembrar que Curralinho é a porta de entrada para a Mata dos Crioulos. A região abriga a comunidade quilombola de mesmo nome e reúne nascentes de vários rios que compõem as bacias dos rios Doce e do Jequitinhonha.1
Notas
- 1 Leia, aqui no blog, matérias sobre outros lugares especiais de Minas Gerais: Congonhas / Cordisburgo / Sagarana / Serra das Araras / Paracatu / Gruta de Maquiné / Morrinhos / Igreja da Pampulha / Marília de Dirceu / São Bartolomeu / Dez lugares que nos remetem à Literatura de Guimarães Rosa
- 2 Leia, também, sobre lugares e tradições do Jequitinhonha: Gruta do Salitre / Diamantina / Vila de Biribiri / Bonecas do Jequitinhonha
Curralinho / Extração – Diamantina – Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais – Brasil – América do Sul
Fotos
- Sylvia Leite
Participação especial
- Marisa Mattua Portela da marca de jóias Marisa Portella
Deve ser interessante passar um fim de semana em Curralinho e aproveitar esse silêncio, a paz da cidade a noite, para ver as estrelas, quando as luzes se apagam.
Sim, Curralinho é um lugar muito agradável para descansar no fim de semana.
Lugar lindo e a história também
Verdade, Ruth. A história de Curralinho é tão legal quanto o lugar.
Já quero conhecer Curralinho, adoro fugir de vez enquanto para um refugio de tranquilidade assim como esse.
Curralinho é uma delícia d elugar. Você vai gostar.
Olá, boa tarde!
Vc é de lá?
Não, Anderson, mas visitei e me encantei.
O silêncio é um luxo em vias de extinção. Só por isso já vale a pena visitar Curralinho
É verdade, Ruthia. Esta placa já justifica a visita a Curralinho, mas além disso o lugar é muito agradável e repleto de história.
MEU DEUSSSSSSS..!
Amo muito esse LUGAR, parte de minha infância morei aí e retornarei em breve para minhas ORIGENS.
COMING HOME.
Bom retorno à encantadora Curralinho.
Nossa meu sonho é conhecer pois minha mãe era de curralinho e não tive oportunidade de conhecer e ela ainda tem uns primos que mora lá mais eu não conheço queria muito cinhecer
Curralinho é um lugar muito especial. Você vai gostar.
Meu pai era de lá. Não sei se nestes 200 habitantes existe algum familiar nosso. Mas, lembro-me que quando jovem sempre que íamos a Diamantina tínhamos que visitar a família em Curralinho. Alguém aí? Sou filha do Wizard Martins. Neta do Levi e Gabriela Martins. ❤️
Que legal, Edilma, tomara que você encontre algum parente em Curralinho. Se encontrar conte pra gente, ok?
Quando acontece a festa de nossa senhora do rosario dos homens pretos?
Nathalia, essa festa existe em vários municípios de Minas e cada lugar tem uma data diferente.
Teríamos que pesquisar essas datas junto às prefeituras de cada cidade. Em Chapada do Norte, por exemplo, onde temos uma das festas mais conhecidas, as comemorações ocorrem no segundo domingo de outubro.
meu lugarzinho preferido em todo o mundo . um lugar de aconchego onde me sinto no paraíso . me orgulho desse pedacinho de ceu . Quem conhece não esquece jamais
Verdade, Tacilene. Curralinho é um lugar aconchegante e inesquecíval.