Chácara Sapucaia: o berço de Macunaíma

Tempo de Leitura: 3 minutos

Atualizado em 28/04/2024 por Sylvia Leite

Banheira na Chácara Sapucaia onde Mário de Andrade escreveu Macunaíma - BLOG LUGARES DE MEMORIAConta a lenda que “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter” foi escrito por Mário de Andrade dentro de uma banheira, na Chácara Sapucaia, onde hoje funciona o Centro Cultural Waldemar Saffioti, mantido pela Unesp de Araraquara. Mas isso é apenas o fim da história. Essa chácara, na época uma grande fazenda, abrigava a biblioteca onde o futuro escritor modernista teve seu primeiro contato com os temas que embasariam sua obra.

Capa do livro, supostamente escrito na Chácara Sapucaia - reprodução - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA A fazenda pertencia ao cafeicultor e filólogo Pio Lourenço Corrêa, casado com uma prima de sua mãe, Zulmira Moraes de Leite Rocha, e Mário era convidado frequente do casal.

Segundo relatos, Macunaíma teria sido escrito na banheira porque Pio Lourenço exigia que todos, em sua casa, dormissem logo após o anoitecer. Antes de ir para a cama, os hóspedes tomavam banho e o escritor ficava por último a fim de escapar da ordem e aproveitar alguns momentos de silêncio e privacidade.

Amizade inspira livro e peça teatral

Capa do livro Pio & Mário- reprodução - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA Mário frequentou a fazenda desde os 14 anos de idade. Inicialmente, em razão do parentesco, mas com o tempo foi nascendo uma grande amizade entre ele e o tio Pio. Os dois compartilhavam o interesse pela cultura brasileira, pelas tradições indígenas e pelas tradições portuguesas. Suas conversas ficaram cada vez mais frequentes e a correspondência que trocaram entre 1917 e 1945 acabou compilada por Antônio Cândido na obra “Pio & Mário – Diálogo da Vida Inteira”.

O livro mais tarde inspirou o ator e diretor Gero Camilo a conceber a peça “Cartas à/de Pio”, encenada no auditório da Biblioteca Mário de Andrade durante a semana que relembrou os Cena da peça Cartas à/de Pio - Foto de divulgação -BLOG LUGARES DE MEMÓRIA 70 anos da morte do escritor.

A trajetória da Chácara Sapucaia

A fazenda Sapucaia foi loteada ao longo dos anos até ficar reduzida a uma chácara e ir parar nas mãos dos professores da Unesp Waldemar e Heleieth Saffioti. Com a morte de Waldemar, na década de 1990, a viúva decidiu doá-la à Unesp com a condição de que ali fosse criado um centro cultural.

Junto com a chácara, veio o acervo do professor, composto por documentos acadêmicos, científicos e políticos, fotos, revistas, teses, artigos e recortes de jornais. Veio também a banheira histórica e centenária que funciona até hoje.123

Notas

Centro Cultural Waldemar Saffioti – Chácara Sapucaia – Araraquara – São Paulo – Brasil – América do Sul

Texto

Fotos

  • Sylvia Leite
  • Divulgação

Referências

Livros

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest

110 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Unknown
6 anos atrás

Que legal! Parabéns.

Unknown
6 anos atrás

Que legal! Adorei saber.

R Leandro
6 anos atrás

Um lindo projeto, idealizado por uma jornalista competente, apaixonada pelas viagens, pela arte e por gente. Uma maravilha, já estou viajando. Obrigado por existir minha amiga querida!

Anônimo
Anônimo
6 anos atrás

Parabéns pelo blog! Precisamos valorizar os lugares de memória no Brasil!

Maria Helena
6 anos atrás

Gostei muito da primeira postagem. Sei que aqui tomarei conhecimento da nossa cultura. Você está de parabéns prima. Uma boa jornalista, sempre envolvida na parte cultural. Serei sua leitora de todas as quintas feiras. Vá em frente. Valeu.

Luciana Aguiar
Luciana Aguiar
6 anos atrás

Adorei! Vou lhe acompanhar sempre nesses passeios a lugares de memória através de suas postagens. Aguardo o próximo!

Anônimo
Anônimo
6 anos atrás

Que história legal, eu não sabia. Parabéns!!!! Enio

Patrícia Cicarelli
6 anos atrás

Que maravilha, Sylvia! Parabéns e que muitas memórias venham à tona. Beijos!

Cynthia
Cynthia
6 anos atrás

Excelente ! Muito interessante saber os detalhes.Parabéns !

Beatriz Wanderley
Beatriz Wanderley
6 anos atrás

Começou bem! Adorei!

Marcia Cruz
6 anos atrás

Parabéns!! Muito interessante esse viés de resgate cultural linkado com turismo. Cheiro.

Unknown
6 anos atrás

Que lindo minha amiga!!!
Parabéns
Ótimo lugar para conhecermos…
Nilceia

maria andrade
6 anos atrás

Parabéns Sylvia! Arrasou!

Anônimo
Anônimo
6 anos atrás

Li e adorei. Mas adoraria ler uma entrevista com o Gero Camilo sobre a forma como o lugar o inspirou!!! Enio Bjs

Neilton Santana
Neilton Santana
6 anos atrás

Parabéns pela sua página. Super interessante o link entre cultura e Turismo, bela iniciativa. Sucesso

CELIA REGINA MORAES LEME
CELIA REGINA MORAES LEME
6 anos atrás

Oi Sylvia, parabéns pelo blog, te desejo sucesso. Assisti a essa peça mas encenada com outros atores e amei. Não conhecia os detalhes de como Mario de Andrade concebeu a peça é achei muito interessante. Vou acompanhar o blogue. bjs

Unknown
6 anos atrás

Parabéns pelo projeto.
O turismo tem muitos viés, e este, com certeza é muito bom.
Como jornalista, turismóloga e historiadora acredito que alcançará muito sucesso porque as pessoas procuram o novo e serão atraidas com a curiosidsde para conhecer os destinos apresentados.
Que esta seja a primeira de milhares de postagens.

Virginia Finzetto
6 anos atrás

Parabéns pela página, Sylvia. Está linda. Que viagem pra lá de interessante nesta primeira matéria!

Silvio Oliveira
Silvio Oliveira
6 anos atrás

Sylvinha Leite, sucesso e obrigado por nos presentear com essa boa leitura. Turismo, cultura, história e boa escrita, aliados, formam um belo potencial de sucesso.

Anônimo
Anônimo
6 anos atrás

Bacana. Começou bem.

GILBERTO HABIB OLIVEIRA
6 anos atrás

Muito legal compartilhar essas historias por meio de um olhar e uma escrita tão sensível e inteligente. Adoro Mario e espero que ele traga sorte com esta primeira postagem tão bem escolhida. Já estou curioso para ler o próximo. Obrigado por compartilhar.

Anônimo
Anônimo
6 anos atrás

Como já me disseram , você é dona de um belo texto. Imagine que delicia receber dicas incríveis como está aliada a um bom texto! Obrigada Silvia e parabéns!

Menalton
6 anos atrás

Oi, Sylvia, de corpo presente, sentindo a brisa do lugar, os cheiros e a presença do Mário, emocionado ao sentar na beira da banheira onde ele escreveu o fabuloso Macunaíma, jamais poderia imaginar que uma experiência tão física e ao mesmo tempo tão intelectual pudesse transformar-se, com suas mãos de fada, numa matéria bela tanto quanto inteligente. E que venham outras, Sylvia, que a nossa cultura, tão maltratada está mesmo a precisar.

Anônimo
Anônimo
6 anos atrás

Sylvia querida, adorei o blog! Muito legal esta iniciativa! Obrigada por criar e compartilhar seus textos, suas experiências, nos inspirando e proporcionando pequenas viagens já na imaginação. Abs, Laura. Muito sucesso!

Elizete Cordeiro de Miranda
6 anos atrás

Muito bom. Adorei. Dá mais vontade de viajar. Parabéns e sucesso

Unknown
6 anos atrás

Adorei o blog. Em um só espaço temos memória, história, cultura e arte. Uma abordagem diferenciada do que estamos acostumadas a ver nos blogs tradicionais.
Vc está de parabéns!!

Gustinha
Gustinha
6 anos atrás

Maravilha, Sylvinha! Amei o blog. É história, é fato, é arte, é cultura! Muito legal! Já deu certo, com certeza! Bjs e siga em frente !

Anônimo
Anônimo
6 anos atrás

Parabéns pela iniciativa. Esperando curioso por novos lugares em breve
Felipe

Anônimo
Anônimo
6 anos atrás

Silvinha, você está de parabéns. Gostei muito da forma como você nos transportou através de seu texto à chácara Sapucaia e com isso podermos conhecer a sua história. Aida Carrera

Jorge Netto
6 anos atrás

Maravilhosa e inspiradora matéria desta jornalista "puro-sangue", com seu faro canino para o que merece ser divulgado. Parabéns sergipana de ouro, espírito forte, talhado na beleza incandescente do agreste, guerreira sem tréguas das infinitas batalhas impossíveis. Uma das maiores antropófagas vivas! Aguardo deliciosamente ansioso os próximos posts. Ainda ei de me deitar nesta banheira.

Anonimo
6 anos atrás

Sylvia achei a idéia muito original e até entao não conhecia nada semelhante.Estou curiosa para ver o próximo. Como uma gulosa tipica, sinto falta da descricao de algum lugar no Centro Cultural que possamos saborear comidinhas de memórias.
Augusta Leite

Eliana Gonçalves
Eliana Gonçalves
6 anos atrás

Muito legal teu blog, Sylvia!! Parabéns! Um lugar próximo a SP para conhecer. Gratidão.
Eliana Gonçalves

Anônimo
Anônimo
6 anos atrás

Parabéns Sylvia! Gratidão.
Eliana Gonçalves

Lais Maciel
Lais Maciel
6 anos atrás

Otima leitura e dica para conhecermos lugares pouco explorados. Parabéns!

Unknown
6 anos atrás

Sylvinha, meus parabéns! A viagem à chácara Sapucaia foi deliciosa. A ideia deste blog é sensacional e a execução está perfeita. Bjs e até 5a.
Buduga.

Unknown
6 anos atrás

Ja e de encher os olhos a poesia da foto e conhecer a história que a envolve é revelar a alma do lugar.Parabens Sylvia, fiquei empolgada já com a primeira postagem, que venham muitas.

Anônimo
Anônimo
6 anos atrás

Simplesmente fantástico! Parabéns pela criatividade e iniciativa de criar um blog nada convencional.

Unknown
6 anos atrás

Viagem garantida toda quinta feira!
Turismo,cultura,história,na sua maneira inteligente de escrever.Adorei o blog!Bjs

Unknown
6 anos atrás

Sylvia,
Que delícia poder viajar pelo seu blog de viagens!
Agradeço por dividir conosco um pouco das sensações e impressões que você vivenciou nas diversas viagens feitas durante sua vida! Eu, que só viajo nos meus pensamentos, estou amando a ideia de poder embarcar contigo na sua memória e nos seus sentimentos!
Adorei a primeira postagem! E me sinto feliz por ter estado do seu lado assistindo a peça do Gero Camilo que foi um dos elementos desta primeira postagem!
Espero poder vivenciar várias outras aventuras culturais contigo!
Obrigado por nos proporcionar esse presente!

Marly Reyes Ribeiro
Marly Reyes Ribeiro
6 anos atrás

Gostei desse artigo…Vou comparecer toda quinta-feira! Favoritei seu blog!

Marly Reyes Ribeiro
Marly Reyes Ribeiro
6 anos atrás

Gostei muito desse artigo…Vou frequentar seu espaço!

angelica
6 anos atrás

Que legal! Já conhecia um pouco dessa história através do livro sobre as cartas que você mencionou, mas não sabia que o lugar virou um centro cultural. Só temo pelo seu futuro diante da falta de interesse que o atual governo demonstra pela nossa cultura.

Joaquim de Calasans
Joaquim de Calasans
6 anos atrás

Estou gostando das matérias postadas. É um verdadeiro aprendizado. Parabéns, Silvinha!

R Leandro
6 anos atrás

Um lindo projeto, idealizado por uma jornalista competente, apaixonada pelas viagens, pela arte e por gente. Uma maravilha, já estou viajando. Obrigado por existir minha amiga querida!

Anônimo
Anônimo
6 anos atrás

Parabéns, amiga! Você foi muito feliz com a idéia desse blog, ele é muito interessante e criativo, eu particularmente não conheço nada parecido, num só lugar nós temos história, cultura e turismo. Adorei a matéria, muito bem escrita, você é uma jornalista muito competente. Sucesso! Beijo! Geísa

Bea
5 anos atrás

Os professores Waldemar e Heleieth foram colegas de meu pai na UNESP. Cresci brincando com o filho deles. Me lembro que estavam Os visitando-os na chácara e lá assistimos todos juntos à renúncia do presidente americano Richard Nixon. Boas lembranças deste lugar, onde Macunaíma foi concebido anteriormente. ☺️

Angela Beatriz Camara Martins
4 anos atrás

Adoro acompanhar o blog. Uma maneira interessante e rica em informações de abordar os lugares. Gostei de saber sobre essa Chácara Sapucaia e que ela é o berço da Macunaína.

Cintia Grininger
3 anos atrás

Adorei essa história da banheira rsrsrsrs amo saber essas peculiaridades dos autores, e fico feliz que essa pequena parte da história de Macunaíma e da chácara Sapucaia tenha sido preservada.