Santa Sofia: uma mescla de fés e estilos

Tempo de Leitura: 5 minutos

Atualizado em 17/11/2023 por Sylvia Leite

Fachada da Santa Sofia - Foto de Arild Vågen em Wikimedia - BLOG LUGARES DE MEORIAQuem decide ir à Turquia, e começa a pesquisar sobre Istambul, não tem como escapar: a primeira imagem que aparece é a de uma enorme construção em estilo predominantemente bizantino, com uma cúpula que em sua parte mais alta tem quase 56 metros de altura. Trata-se da Santa Sofia –  Agia Sofia para os gregos e Ayasofya para os turcos – um prédio que nasceu como Igreja Ortodoxa, mas guarda elementos de outros períodos nos quais funcionou como Igreja Católica, Mesquita e Museu. Atualmente, a Santa Sofia voltou a ser usada como mesquita e não se sabe quantos ‘vaivens’ ainda haverá nesse sentido, mas, seja qual for a sua destinação em cada momento histórico, parece que um fato não irá mudar: a Santa Sofia é e, aparentemente, continuará sendo, o símbolo de Istambul.

Detalhe de mosaico bizantino - Foto de mostafa_meraji em Pixabay - BLOG LUGARES DE MEORIAO prédio foi construído no século 6 para servir como Catedral da Igreja Ortodoxa. Na época, a cidade que hoje chamamos de Istambul era conhecida como Constantinopla.

Consta que o imperador Justiniano I fez questão de acompanhar pessoalmente cada detalhe da construção  e mandou retirar oito colunas coríntias de um templo em Baalbek, no Líbano, para utilizá-las na construção de Santa Sofia

A obra levou cinco anos para ser concluída e envolveu milhares de trabalhadores sob o comando dos dois matemáticos responsáveis pelo projeto: Isidoro de Mileto e Antêmio de Trales.Imagem interna da cúpula da Santa Sofia - Foto de mostafa_meraji em Pixabay - BLOG LUGARES DE MEORIA

Durante quase um milênio, a Santa Sofia permaneceu como igreja, mas, por um período de pouco mais de meio século – entre 1204 e 1261-, durante o Patriarcado Latino de Constantinopla, desligou-se da doutrina Ortodoxa e converteu-se em Igreja Católica. A transformação em mesquita ocorreu em 1453, quando Constantinopla foi tomada pelos turcos.

Todas essas mudanças, aliadas ao período de 85 anos – de 1935 a 2020 –  quando funcionou como museu, fizeram da Santa Sofia um caldeirão de estilos, onde se reconhecem elementos das respectivas fés e culturas. Mais que isso: transformaram esse prédio milenar em um testemunho da história do país, que atravessa os impérios Romano  (330–395), Bizantino (ou Império Romano do Oriente) (395–1204 e 1261–1453), Latino (1204–1261) e Otomano (1453–1922). Este último, após a famosa tomada de Constantinopla pelos Turcos que todos estudamos na escola.Imagem interna da Santa Sofia - Foto de mostafa_meraji em Pixabay - BLOG LUGARES DE MEORIA

História e ‘pré-história’ da Santa Sofia

Antes da construção do prédio atual, que serviu a tantos propósitos, o terreno onde está localizada a Santa Sofia abrigou duas igrejas que foram destruídas, uma após a outra, em revoltas civis. A primeira foi construída pelo imperador Constantino no ano 335 e a segunda pelo imperador Teodósio, em 415. Em comum com a atual, ambas têm o fato de serem dedicadas à Santa Sofia. O curioso é que, embora exista uma santa com esse nome, a Santa Sofia a que as três basílicas se referem é a Santa Sabedoria ou Sabedoria Divina.

O prédio atual foi erguido pelo imperador bizantino Justiniano I e seu nome completo é “Igreja da Santa Sabedoria de Deus”. Durante cerca de um milênio, foi a maior catedral do mundo, condição perdida somente em 1520 quando foi inaugurada a Catedral de Sevilha. Seu prédio serviu como sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla

Mosaico do século 10 - Foto de Divulgação - BLOG LUGARES DE MEMORIA

antes instalado na Igreja de Santa Irene – e, durante séculos, foi palco de cerimônias oficiais do poder político, especialmente coroações.

Santa Sofia: um caldeirão cultural

Enquanto funcionou como igreja, a Santa Sofia guardou relíquias como a Coroa de Espinhos e a Verdadeira Cruz. Além disso, ostentou afrescos e mosaicos bizantinos. A mais significativa dessas imagens talvez seja o mosaico que retrata a Virgem Maria com o Menino Jesus no colo, tendo ao seu lado direito (esquerdo de quem admira a cena), o imperador Justiniano, segurando a maquete da igreja que ele próprio mandou construir e, ao lado esquerdo da santa (direito de que olha), o imperador Constantino segurando uma maquete de Constantinopla (atual Istambul), a cidade que ele ele fundou em 330, no lugar da antiga Bizâncio, para ser a nova capital do Império Romano.Interior da Santa Sofia com caligrafias - Foto de José Luiz Bernardes Ribeiro em Wikimedia - BLOG LUGARES DE MEORIA

Quando a catedral foi transformada em mesquita, em 1453, seus novos ocupantes cobriram os mosaicos com gesso ou com cimento a fim de atender à proibição de imagens humanas nos templos islâmicos. Ao longo desse novo período, o prédio ganhou quatro minaretes: três de arenito e calcário branco e um de tijolos vermelhos. Recebeu, ainda, enormes medalhões com caligrafias contendo nomes divinos ou versos (suras) de seu livro sagrado, o Corão. Dentro da nave foi construído um Mirabe, isto é, um tipo de nicho que é comum a todas as mesquitas e tem como função indicar a direção de Meca, a cidade sagrada dos muçulmanos.

Ao tornar-se museu, a Santa Sofia conciliou e exibiu todas esses traços culturais, mas o período de multiplicidade não durou nem um século. Em 2020, quando o prédio voltou a ser convertido em mesquita, os mosaicos foram novamente cobertos. 1

Notas

Para saber mais

Santa Sofia ou Ayasofya – Istambul – Turquia – Europa

Texto

Fotos

  • (1) Arild Vågen em Wikimedia - CC BY-SA 3.0
  • (2,3 e 4 ) mostafa_meraji em Pixabay
  • (5) Divulgação
  • (6) José Luiz Bernardes Ribeiro em Wikimedia - CC BY-SA 3.0
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
12 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
William
William
2 anos atrás

Cada matéria sua sobre a Turquia aumenta minha vontade de conhecer pessoalmente. Espero que um dia seja possível.

Deyse
Deyse
2 anos atrás

Muito especial um passeio em Santa Sofia. Gosto muito de conhecer outras culturas, sobretudo quando há uma mescla de fés e estilos. Quando for Istambul, claro que vou visitá-la! Amei!

hebe
hebe
2 anos atrás

Sou louca para conhecer a Turquia e depois de ler seu post claro que vou querer conhecer Santa Sofia, adoro esses locais cheio de histórias.

Leo Vidal
Leo Vidal
2 anos atrás

A Turquia ainda é um sonho meu e claro, conhecer Santa Sofia. Muito interessante ler sobre esses aspecto da história e fé, me atentarei aos detalhes que você ressalta no artigo, quando finalmente visita-la.

Cynara Vianna
1 ano atrás

A Turquia será um dos destinos que pretendemos conhecer na próxima viagem internacional, estou pesquisando sobre o país e estou cada vez mais apaixonada e ansiosa para conhecer. Lendo seu texto sobre Santa Sofia, lembrei um pouco da Mesquita de Cordoba na Espanha, ambas têm essa mistura de fés num mesmo ‘templo’.

Sonia Pedrosa
1 mês atrás

A Santa Sofia é um ícone tanto da Istambul quanto da Turquia. Dizem que iam começar a cobrar 25 euros a visita, a partir de janeiro de 2024.