Atualizado em 29/04/2024 por Sylvia Leite
A pequena Kilkenny, no Sudeste da Irlanda, parece girar em torno de um castelo datado do século 12 que costuma ser listado entre os mais espetaculares da Europa. Mas o Kilkenny Castle é apenas um dos monumentos históricos que a cidade mantém preservados. Embora seja a menor cidade do país em população, com cerca de 30 mil habitantes, Kilkenny é considerada a capital medieval da Irlanda por concentrar o maior número de edificações cristãs datadas daquele período.
Do mesmo século que a catedral de St Canice é a Black Abbey (Abadia Negra) – complexo devotado à Santíssima Trindade – composto por uma igreja e um convento de pedra – e chamado assim em alusão ao manto preto que os
freis dominicanos usam sobre os hábitos brancos. No interior da igreja há uma escultura da Santíssima Trindade descoberto no interior de uma parede durante obras de restauro, e um vitral, de 1892, composto por cinco”luzes”, ou painéis verticais, que descreve os Mistérios do Rosário e é considerado o maior da Irlanda.
O Kilkenny Castle
Na década de 1970, o castelo passou ao poder do Estado e foi aberto à visitação pública. Algumas de suas salas e quartos foram reconstituídos, recuperando a aparência que tinham na época vitoriana. O castelo tem também uma ala chinesa e abriga parte do acervo da Galeria Nacional de Arte. Em seu interior funciona, ainda, a Buttler Galeria, que reúne obras de arte dos séculos 19 e 20 e tem entrada franca.
Mas Kilkenny não abarca apenas história e cultura. Suas coloridas ruas formam o cenário ideal para passeios a pé, inclusive ao longo do rio Nore, que atravessa a cidade, ou por lugares especiais como um beco que tem o sugestivo nome de Butter Slip, ou deslizamento de manteiga. Com um arco de entrada, chão de pedra e e escadas de paralelepípedo, o beco nos faz recordar as estreitas ruas medievais. O nome, segundo contam, vem do fato de que, tempos atrás, o beco era ocupado por vendedores de manteiga. E como já era de se esperar de uma cidade irlandesa, esta também está repleta de animados pubs, alguns deles instalados em prédios históricos.
Além de tudo, cerveja
Kilnenny já foi um centro de produção de cerveja e até hoje abriga algumas cervejarias tradcionais, como a Smithwick’s, do século 18. Há quem atribua a essa marca a origem do estilo Irish Red Ale – nascido do acréscimo de cevada torrada à receita da English Pale Ales, mas esse assunto é muito técnico, além de polêmico, e só interessa aos experts.
Para nós, mortais, basta saber, por exemplo, que a Smithwick’s foi criada para competir em um festival de cervejas. Talvez seja bom saber, também, que a cervejaria funciona na Abadia de São Francisco, onde se pode conhecer sua história e processo de produção, além de admirar a arquitetura do prédio histórico e fazer uma degustação.1 2
Notas
Sylvia
Seu trabalho dignifica o jornalismo torpe que vemos hoje em dia. Ainda há pessoas sérias nessa profissão. Que bom!
Enviei o artigo para meus sobrinhos que moram na Irlanda e a partir de agora vão conhecer melhor Kilkenny.
Pedi que eles me enviassem mais informações sobre a cidade, para lhe repassar.
Sucesso cada vez maior.
Ronald Donald
302 F
Que linda! Que MARAVILHA se eu pudesse viajar e conhecer muitos desses lugares que vc posta!!
Oi Sylvia, aqui é a Débora esposa do Diarmuid. Somos suspeitos para falar de Kilkenny. Amo esse lugar. Maior sonho é voltar para morar lá e aprender a nunca mais sair do melhor lugar do mundo!
Sylvinha, Fui a Dublin nos anos 80 e lembro que amei a cidade. Fiquei pensando que uma viagem pelo país, de carro, seria maravilhosa, uma vez que essa região é incrível, cheia de castelos e histórias. Adorei saber sobre Kilkenny e, agora, ela está numa das minha gavetas da memória. Quando voltar lá, certamente, vou querer visitá-la.
sonia pedrosa
Como pude ter ido 5 vezes à Irlanda e não ter visitado Kilkenny???? Faltou o Lugares de Memória de Sylvinha para me mostrar o quanto teria valido a pena! Falha do Turistic Center de Dublin, que joga pra nós um monte de brochuras, sem nos dar os devidos destaques.
E importante conhecer locais onde talvez jamais possamos ir. E você está fazendo um trabalho excelente. Obrigada. E muito bom receber este tipo de presente. Paz e bem!
Oi, Débora. Não sabia que vocês tinham mudado de lá. Vocês são os grandes responsáveis por esta matéria. Me receberam com todo amor e me mostraram cada cantinho da cidade. Mandei mensagem para Diarmuid pelo zap, mas ele não respondeu. Veja lá e me responda com o seu zap. Vamos retomar o contato. Beijo
Não vai se arrepender, Soninha. É muito bonita.
Verdade. Eu fui porque tenho um casal de amigos que moravam lá e me receberam na casa deles. Ele é irlandês. Foi uma viagem inesquecível.
Obrigada, Ronald. Pela leitura, pelo comentário e pelo envio a seus sobrinhos. Abraço!
Não disse seu nome, mas sou capaz de apostar que é Marlene.
Quem sabe um dia? Nada é impossível.
Que texto interessantíssimo Sylvia. Que fantástico e mágico. Adoraria conhecer Kilkenny, essa incrível capital medieval da Irlanda.
É incrível mesmo, e eu conheci por acaso. Quando fui a Dublin, me pediram para levar alguns livros para um amigo irlandês que tinha morado no Brasil. Eu aceitei a missão e só depois descobri que o tal amigo morava em Kilkenny. Então 'fiz o sacrifício' de ir até lá entregar rsrsr.
Nunca fui a Dublin mas sei que irei um dia, adorei conhecer esta capital medieval, uma verdadeira perola.
É muito legal mesmo. Não deixe de ir.
Adorei saber mais detalhes e aspectos históricos sobre Kilkenny, essa linda e instigante capital medieval da Irlanda. Quero muito conhecer pessoalmente, espero que seja breve!
Linda mesmo e muito agradável. Foi uma das boas surpresas que tive na Irlanda.
Que pena que não tinha lido as suas informações sobre Kilkenny, cidade medieva da Irlanda, quando estive lá. Achei o lugar incrível para conhecer. Vai ficar para a próxima.
Que legal essa capital medieval ! Eu adoro visitar cidades que são nesse estilo, trazem tanta história e beleza né, ainda mais os castelos.
Ainda não fui pra Dublin mas quero muito conhecer KilKenny quando visitar, adorei saber que é a capital medieval da Irlanda e eu amo tudo que é medieval. Abraços
Vá mesmo. Eu fui por acaso e fiquei encantada. Vale a pena passar pelo menos uns três dias para aproveitar a cidade.
Ainda não fui à Irlanda, e quando for vou incluir KilKenny, graças a você. Amo cidades desse estilo, e pra mim, é um privilégio conhecer a capital medieval da Irlanda. Beijinhos
Não sou fã de cerveja, mas Castelo é uma coisa que me faz cair de joelhos. Sou apaixonada por Castelos desde que nasci e meu sonho é conhecer um Castelo. Eu nunca tinha ouvido falar de Kilkenny ou Kilkenny Castle, e você acabou de colocar a Irlanda na minha lista de futuros destinos. Uma cidade medieval tão bem conservada, nossa é meu sonho!!
Adoraria conhecer Kilkenny. Uma verdadeira viagem pela história visitar essa capital medieval da Irlanda.
É uma cidade incrível. Além do valor histórico é um lugar agradável que dá vontade de explorar. Eu passei três dias e ficaria bem mais.
A Irlanda é um país encantador. vale a pena voltar.
Você vai gostar de Kilkenny. É um lugar encantador.
O castelo é realmente a grande atração de Kilkenny, mas vale a pena passear a pé pela cidade e sentir o seu ambiente.
Vale a pena, Angela. Kilkenny é uma preciosidade.
Eu amo cidade medieval! E adoraria conhecer Kilkenny, aliás, tenho vontade de conhecer a irlanda como um todo. Boas dicas
A Irlanda é um encanto. Ultrapassou todas s minhas expectativas. Quero muito voltar.
Para mim a Irlanda como um todo me remete a questão medieval. Sempre fiquei imaginando como seria conhecer Kilkenny, a capital medieval da Irlanda e seu post demonstrou bem. Muito obrigada
Eu que agradeço, Luana. Pelaleitura e pelo comentário. Volte sempre!
A Irlanda está na minha lista de desejos. Adoraria visitar Kilkenny.Fiquei encantada com as edificações
A Irlanda não estava na minha lista de desejos porque tenho resistência a lugares frios. Fui visitar uma amiga que estava morando lá e me encantei.