Kilkenny: a capital medieval da Irlanda

Tempo de Leitura: 4 minutos

Atualizado em 24/04/2022 por Sylvia Leite

Vista geral de Kilkenny - Foto de Jimmy joe jazz - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

A pequena Kilkenny, no Sudeste da Irlanda, parece girar em torno de um castelo datado do século 12 que costuma ser listado entre os mais espetaculares da Europa. Mas o Kilkenny Castle é apenas um dos monumentos históricos que a cidade mantém preservados. Embora seja a menor cidade do país em população, com cerca de 30 mil habitantes, Kilkenny é considerada a capital medieval da Irlanda por concentrar o maior número de edificações cristãs datadas daquele período.

São ao todo nove igrejas e duas catedrais. A mais significativa talvez seja a catedral de de St. Canice (ou São Cainnech ), construída no local onde o abade de mesmo nome estabeleceu, no século 6, um assentamento monástico que daria início à cidade. É  também desse  abade que vem o nome Kilkenny – uma versão anglicizada da expressão irlandesa Cill Chainnigh, que significa igreja de Cainnech ou Canice.
Catedral de St Canice - Andreas F. Borchert - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA
A estrutura atual da catedral foi edificada no século 13. Do assentamento original resta apenas a Torre Redonda, que fica ao lado da catedral e é uma das três, em toda a irlanda, que podem ser escaladas até o topo. Mas cópias de relíquias do assentamento podem ser observadas no Museu da Milha Medieval, instalado na antiga igreja de Santa Maria – construída também na Idade Média.

Do mesmo século que a catedral de St Canice é a Black Abbey (Abadia Negra) – complexo devotado à Santíssima Trindade – composto por uma igreja e um convento de pedra – e chamado assim em alusão ao manto preto que os
freis dominicanos usam sobre os hábitos brancos. No interior da igreja há uma escultura da Santíssima Trindade descoberto no interior de uma parede durante obras de restauro, e um vitral, de 1892, composto por cinco”luzes”, ou painéis verticais, que descreve os Mistérios do Rosário e é considerado o maior da Irlanda.

O Kilkenny CastleInterior da Abadia de St Canice - Foto de Antony-22 - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

Do lado contrário à Abadia Negra e à Catedral de São Canice encontra-se o Castelo de Kilkanny  (ou Kilkenny Castle), que teve a estrutura atual construída por volta de 1190. Sua história começa no século 9, com construções de madeira dos reis locais, da dinastia O’Carroll. O corpo do castelo e algumas torres anteriores, que se mantêm até hoje, foram obra dos invasores normandos que chegaram a Kilkenny em 1066. Por mais de 600 anos, o castelo pertenceu aos Butler e sua estrutura original de defesa foi reformada na época vitoriana para que se tornasse a principal residência dessa poderosa família na Irlanda. 

Na década de 1970, o castelo passou ao poder do Estado e foi aberto à visitação pública. Algumas de suas salas e quartos foram reconstituídos, recuperando a aparência que tinham na época vitoriana. O castelo tem também uma ala chinesa e abriga parte do acervo da Galeria Nacional de Arte. Em seu interior funciona, ainda, a Buttler Galeria, que reúne obras de arte dos séculos 19 e 20 e tem entrada franca.

Do lado de fora, na área usada anteriormente como estábulo, funcionam hoje oficinas de artesanato e o Kilkenny Design Center, onde se pode não apenas comprar produtos de artesanato local, inclusive produtos gastronômicos, como observar artesãos enquanto trabalham. 

Mas Kilkenny não abarca apenas história e cultura. Suas coloridas ruas formam o cenário ideal para passeios a pé, inclusive ao longo do rio Nore,Castelo de Kilkenny - Foto de Db9023 - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA que atravessa a cidade, ou por lugares especiais como um beco que tem o sugestivo nome de Butter Slip, ou deslizamento de manteiga. Com um arco de entrada, chão de pedra e e escadas de paralelepípedo, o beco nos faz recordar as estreitas ruas medievais. O nome, segundo contam, vem do fato de que, tempos atrás, o beco era ocupado por vendedores de manteiga. E como já era de se esperar de uma cidade irlandesa, esta também está repleta de animados pubs, alguns deles instalados em prédios históricos.

Além de tudo, cerveja

Kilnenny já foi um centro de produção de cerveja e até hoje abriga algumas cervejarias tradcionais, como a Smithwick’s, do século 18. Há quem atribua a essa marca a origem do estilo Irish Red Ale – nascido do acréscimo de cevada torrada à receita da English Pale Ales, mas esse assunto é muito técnico, além de polêmico, e só interessa aos experts.

Para nós, mortais, basta saber, por exemplo, que a Smithwick’s foi criada para competir em um festival de cervejas. Talvez seja bom saber, também, que a cervejaria funciona na Abadia de São Francisco, onde se pode conhecer sua história e processo de produção, além de admirar a arquitetura do prédio histórico e fazer uma degustação.1 2

Notas

Kilkenny – Irlanda – Europa

Texto

Fotos

  • (1) Jimmy joe jazz em Wikimedia - CC BY-SA 4.0
  • (2) Andreas F. Borchert em Wikimedia - CC BY-SA 4.0
  • (3) Antony-22 em Wikimedia
  • (4) Db9023 em Wikimedia - CC BY-SA 3.0
  • (5) Donna Sarjeant em Pixabay
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
36 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Ronald Donald
3 anos atrás

Sylvia
Seu trabalho dignifica o jornalismo torpe que vemos hoje em dia. Ainda há pessoas sérias nessa profissão. Que bom!
Enviei o artigo para meus sobrinhos que moram na Irlanda e a partir de agora vão conhecer melhor Kilkenny.
Pedi que eles me enviassem mais informações sobre a cidade, para lhe repassar.
Sucesso cada vez maior.
Ronald Donald
302 F

Ana Maria Araújo
3 anos atrás

Que linda! Que MARAVILHA se eu pudesse viajar e conhecer muitos desses lugares que vc posta!!

Débora
3 anos atrás

Oi Sylvia, aqui é a Débora esposa do Diarmuid. Somos suspeitos para falar de Kilkenny. Amo esse lugar. Maior sonho é voltar para morar lá e aprender a nunca mais sair do melhor lugar do mundo!

sonia pedrosa cury
3 anos atrás

Sylvinha, Fui a Dublin nos anos 80 e lembro que amei a cidade. Fiquei pensando que uma viagem pelo país, de carro, seria maravilhosa, uma vez que essa região é incrível, cheia de castelos e histórias. Adorei saber sobre Kilkenny e, agora, ela está numa das minha gavetas da memória. Quando voltar lá, certamente, vou querer visitá-la.
sonia pedrosa

Jane Alves
3 anos atrás

Como pude ter ido 5 vezes à Irlanda e não ter visitado Kilkenny???? Faltou o Lugares de Memória de Sylvinha para me mostrar o quanto teria valido a pena! Falha do Turistic Center de Dublin, que joga pra nós um monte de brochuras, sem nos dar os devidos destaques.

Unknown
3 anos atrás

E importante conhecer locais onde talvez jamais possamos ir. E você está fazendo um trabalho excelente. Obrigada. E muito bom receber este tipo de presente. Paz e bem!

Deyse
Deyse
3 anos atrás

Que texto interessantíssimo Sylvia. Que fantástico e mágico. Adoraria conhecer Kilkenny, essa incrível capital medieval da Irlanda.

cleonicein
3 anos atrás

Nunca fui a Dublin mas sei que irei um dia, adorei conhecer esta capital medieval, uma verdadeira perola.

Deyse
Deyse
2 anos atrás

Adorei saber mais detalhes e aspectos históricos sobre Kilkenny, essa linda e instigante capital medieval da Irlanda. Quero muito conhecer pessoalmente, espero que seja breve!

normeide neto de carvalho
normeide neto de carvalho
2 anos atrás

Que pena que não tinha lido as suas informações sobre Kilkenny, cidade medieva da Irlanda, quando estive lá. Achei o lugar incrível para conhecer. Vai ficar para a próxima.

Nathalia Geromel
Nathalia Geromel
2 anos atrás

Que legal essa capital medieval ! Eu adoro visitar cidades que são nesse estilo, trazem tanta história e beleza né, ainda mais os castelos.

Roberto Caravieri
2 anos atrás

Ainda não fui pra Dublin mas quero muito conhecer KilKenny quando visitar, adorei saber que é a capital medieval da Irlanda e eu amo tudo que é medieval. Abraços

Elizabeth Werneck
2 anos atrás

Ainda não fui à Irlanda, e quando for vou incluir KilKenny, graças a você. Amo cidades desse estilo, e pra mim, é um privilégio conhecer a capital medieval da Irlanda. Beijinhos

Cintia Vaz
Cintia Vaz
2 anos atrás

Não sou fã de cerveja, mas Castelo é uma coisa que me faz cair de joelhos. Sou apaixonada por Castelos desde que nasci e meu sonho é conhecer um Castelo. Eu nunca tinha ouvido falar de Kilkenny ou Kilkenny Castle, e você acabou de colocar a Irlanda na minha lista de futuros destinos. Uma cidade medieval tão bem conservada, nossa é meu sonho!!

Angela Beatriz Camara Martins
2 anos atrás

Adoraria conhecer Kilkenny. Uma verdadeira viagem pela história visitar essa capital medieval da Irlanda.

Nathalia Geromel
Nathalia Geromel
2 anos atrás

Eu amo cidade medieval! E adoraria conhecer Kilkenny, aliás, tenho vontade de conhecer a irlanda como um todo. Boas dicas

Luana
Luana
2 anos atrás

Para mim a Irlanda como um todo me remete a questão medieval. Sempre fiquei imaginando como seria conhecer Kilkenny, a capital medieval da Irlanda e seu post demonstrou bem. Muito obrigada

Angela Martins
Angela Martins
2 anos atrás

A Irlanda está na minha lista de desejos. Adoraria visitar Kilkenny.Fiquei encantada com as edificações