Assis: um refúgio de paz no centro da Itália

Tempo de Leitura: 3 minutos

Atualizado em 04/10/2023 por Sylvia Leite

Ruela de Assis - Foto Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMORIAUma frase no guia turístico de Assis anuncia: os becos são a alma da cidade. Talvez essa afirmação não se justifique apenas pelo fato das ruelas estreitas e vazias estarem presentes em toda a extensão do povoado medieval, mas principalmente por elas deixarem transparecer com maior clareza a atmosfera de paz e harmonia que reina no lugar.

Assis é a terra natal de São Francisco, o santo protetor dos animais e criador da Ordem Franciscana, uma das mais conhecidas da Igreja Católica. Embora receba anualmente milhares de turistas, consegue manter o clima de simplicidade que caracteriza a história de seu mais famoso nativo.

Escada de rua em Asis - Foto Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMORIAContam os biógrafos que Francisco era filho único de um rico comerciante e decidiu abandonar tudo para levar uma vida simples, inspirado no exemplo de Cristo. Logo que saiu de casa, conquistou alguns seguidores e com eles passou a reconstruir igrejas com pedras doadas pela população. Seu abrigo era uma pequena capela localizada em um bosque de carvalhos, também restaurada por ele e conhecida como Porciúncula.

No início, Francisco enfrentou críticas e oposições, mas acabou conseguindo autorização do papa para fundar a Ordem dos Frades Menores1. A jovem Clara, com quem mantinha grande afinidade, também abandonou a vida confortável que mantinha com os pais para tornar-se peregrina e criou a Ordem das Pobres Damas ou Clarissas.

Mosteiro - Foto Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMORIAO comportamento revolucionário de Francisco e de seus seguidores assombrou a sociedade local. Sua ordem fazia pregações itinerantes, em contraste com os outros religiosos da época que residiam em mosteiros.

Convicto de que os bens materiais provocavam discórdia, seguia os mandamentos cristãos com muito mais rigor do que qualquer organização já consolidada, mas não era adepto de convenções ou formalidades. Contrariando uma prática comum entre os seus contemporâneos, não encorajava os fiéis a buscarem a própriaVista da cidade = Foto Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMORIA salvação. Em vez disso, estimulava a fraternidade e escrevia poemas.

Pesquisadores acadêmicos mais recentes acreditam que ainda há muito a esclarecer sobre os aspectos políticos e místicos de sua atuação. Há quem levante a hipótese, por exemplo, de Francisco ter seguido um caminho iniciático dentro do Sufismo1 – o braço esotérico do Islã, ou de ter praticado o esoterismo dentro do próprio Cristianismo. Segundo algumas correntes de tradição Hinduísta, Francisco também teria observado os fundamentos da Ioga.

O único ponto unânime tanto entre biógrafos antigos como entre pesquisadores modernos é o fato de Francisco ter vivido de forma pacata e tranquila, espalhando doçura e amorosidade. E essas são as qualidades que Assis parece ter escolhido para oferecer a cada um de seus visitantes.2

Notas

  • 1 Para os que defendem essa suposição, o nome Ordem dos Irmãos Menores seria uma referência à Ordem Sufi dos Irmãos Maiores criada pelo místico Najmuddin Kubra que, entre outras coincidências com São Francisco, teria uma grande proximidade com os animais.
  • 2 Leia, aqui no blog, matérias sobre outros lugares especiais da Itália: Murano / Ponde Vecchio / Fontana di Trevi / Pantheon

Assis – Umbria – Itália – Europa

Texto

Fotos

  • Pixabay - Licença CC0
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
30 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Suzana Monteiro
Suzana Monteiro
5 anos atrás

Sou muito fa de São Francisco. Adorei.

zenculevo
5 anos atrás

Minhas irmãs Tânia e Lívia e alguns amigos estão passando hoje em Assis. Mande para elas este wz.

zenculevo
5 anos atrás

Mandei para elas

LilianeRomanelli
LilianeRomanelli
5 anos atrás

Que lugar maravilhoso, de paz interior inquestionável…Ninguém é a mesma pessoa depois de estar em Assis, tem algo em nosso interno que se transforma. Amei este lugar…

Unknown
5 anos atrás

cidade encantadora, tanto no aspecto físico quando histórico e religioso. Amo São Francisco!

Elizete Cordeiro de Miranda
5 anos atrás

Que maravilha! Adorei a história sobre São Francisco, protetor dos animais, também. Dá vontade de ir pra lá agora.

CELIA REGINA MORAES LEME
CELIA REGINA MORAES LEME
5 anos atrás

Quando conheci Assis não conseguia ir embora. Tinha planejado ficar lá 2 dias e acabei ficando 4 pq a energia e a paz do lugar são indescritíveis.

CELIA REGINA MORAES LEME
CELIA REGINA MORAES LEME
5 anos atrás

Concordo com a Liliane Romaneli, quando estive lá não conseguia ir embora e fiquei 3 dias.

Virginia Finzetto
5 anos atrás

cada vez mais apaixonante seu blog, Sylvia, parabéns… não conheci Assis e esta matéria é um superconvite a isso! bej

Anonimo
5 anos atrás

Francisco foi a mais próxima imitacao do Cristo em minha opinião. Assis em sua simplicidade nos lembra disso.
Augusta Leite

Anonimo
5 anos atrás

Francisco foi a mais próxima imitacao do Cristo em minha opinião. Assis em sua simplicidade nos lembra disso.
Augusta Leite

angelica
5 anos atrás

Mais um lindo lugar pra gente conhecer. Obrigada!

cicagodoi
5 anos atrás

Ainda não conheço Assis e para dizer a verdade, nem me chamava a atenção , mas agora com certeza está na minha lista!

Maria Helena
5 anos atrás

Sylvia linda reportagem. Passei lá em uma das viagens ligeiro. Gostei muito. Essas letrinhas azuis nos levam a passar muito tempo viajando e aprendendo sobre muitas pessoas e locais. Parabéns.

Unknown
5 anos atrás

Essas vielas me chamam! Hehehe. Lembrei do filme Cópia Fiel de Kiarostami, que se passa em uma cidadezinha italiana com aspecto bastantw similar a de Assis!

Sonia Maria Pedrosa Silva Cury
1 ano atrás

A terra de São Francisco de Assis é um bálsamo para a alma. Deve ser abençoada por ele. Quem visita, sai de lá encantado, com o coração aquecido.