Atualizado em 29/04/2024 por Sylvia Leite
Se você, como eu, sempre pensou que os “homens das cavernas” existiram somente na pré-história, poderá surpreender-se com o que verá em Guadix. Nessa pequena cidade da Andaluzia, localizada na província de Granada, mais de quatro mil pessoas vivem hoje nas chamadas “casas cuevas”, escavadas em colinas argilosas.
Em contraste com o que predomina nas habitações da região – que são ricas em sacadas e pátios – as “casas cuevas” costumam ter apenas uma porta. As janelas, quando existem, localizam-se nas fachadas – única parte que dá acesso ao lado de fora. Além dessas aberturas frontais, a troca com o ambiente externo ocorre apenas por meio de chaminés.
Falando assim, pode parecer que as “casas cuevas” são quentes ou sufocantes, mas isso está bem longe da realidade. Surpreendentemente, os cômodos dessas residências são bastante aconchegantes e lá dentro a temperatura fica sempre entre 18º e 20º centígrados, seja no inverno ou no verão, quando o calor do lado de fora pode chegar a 50º.
Quem entra em uma dessas casas nos períodos mais quentes, tem a impressão de que ali existe um aparelho de ar-condicionado. Já no inverno, a impressão é de que ligaram um aquecedor. Isso ocorre porque os morros propiciam isolamento térmico natural.
Conhecidas como habitações trogloditas, as “casas cuevas” nem sempre foram vistas com a curiosidade e o interesse turístico que despertam atualmente. Pelo contrário: nos primeiros tempos, os moradores das cavernas eram marginalizados.
Residência marginal de Guadix vira atrativo turístico
Em Granada ergueram Alhambra, a cidade das múltiplas sensações, e até em Guadix tiveram seu período de glória, mas os que chegaram ali em busca de abrigo, tinham perdido todo o poder e encontravam-se na condição de refugiados. O jeito foi cavar as montanhas de argila e viver ali junto com os poucos animais que conseguiram levar na fuga.
As “cuevas” além das casas
Encontro de civilizações
Um dos monumentos que merecem ser visitados é a Alcazaba (Fortaleza, em árabe), criada pelos mouros no século 15, antes da retomada, para defender a cidade das ameaças cristãs.
E quem quiser encerrar a visita em sintonia com os criadores das primeiras “casas cuevas”, pode guardar um tempinho para relaxar em um Hamame (tradicional banho árabe ou turco) construído dentro de uma caverna.2
Notas
- 1 Granada é o nome da província onde a cidade de Guadix está localizada e é também o nome da capital da província, onde os mouros que ocuparam os morros argilosos viviam antes de serem expulsos.
Guadix – Granada – Andaluzia – Espanha – Europa
Belo texto, Sylvinha! Adorei!
Maravilhoso esse blog!
Super super essa matéria…muito conteúdo descrito de forma muito atraente que da vontade de ir pra lá agora agora
Lugar lindissimo!
Cavernas e região toda!!!
Obrigada, querida! Ainda não li a sua, mas lerei com certeza. Para quem não sabe, Soninha é autora do blog Existe um lugar no mundo http://existeumlugarnomundo.com.br e acaba de postar uma matéria sobre o Camboja.
Obrigada. Mas você não se identificou! A quem devo agradecer? rsrs
Obrigada, mas a quem agradeço? você não se identificou. Da próxima vez deixe seu nome ao final da mensagem.
Que demais! Já entrei em cavernas, mas não em casas/cavernas! Gostaria de conhecer essas casas e também as casas da Capadócia na Turquia e de Petra na Jordânia. Tudo escavado nos morros. Sem janelas, sem ar condicionado, sem sistema de aquecimento. Incrível! Marina.
Obrigada, Marina. É incrível mesmo. Eu entrei nessas (as fotos são minhas) e nas da Capadócia, tanto casas como ambientes coletivos. Todas valem a pena. Minnha próxima meta é conhecer as de Petra. Beijo
Quando conheci Granada, em 2012, visitei Alhambra e fiquei deslumbrada com a beleza dos antigos palácios, os detalhes da arte mourisca nas paredes e os jardins. Infelizmente, não conheci Guadix.
Na Chapada Diamantina, em Iguatu, um povoado do município de Andaraí, conheci casas encantadoras, construídas em grutas ou em "locas", cavadas ou exploradas pelo garimpo.
Vale a pena conhecer Igatu.
Obrigada. Igatu também é muito legal. Não fui lá ainda, mas já está na minha lista. Quanto a Alhambra, já tem matéria no blog. Aí vai o link. https://www.lugaresdememoria.com.br/2018/04/alhambra-um-imperio-dos-sentidos.html
Que bom, Ednea! Beijo
Parabéns pelo seu belo texto, simples, direto e instigante. Nos faz ter vontade de conhecer todos esses lugares.
Que legal! Viajei no tempo e consegui com o texto visitar cada local citado desenhando em minha mente como seria antes e como é agora! Parabéns pela sensibilidade em transmitir a história com detalhes tão ricos!
Que lugar interessante! Conjunção curiosa entre o homem e o ambiente em que vive. Texto muito bem posto, com excelente teor informativo. Parabéns Sylvinha!
Mais uma excelente pesquisa.
Guadix com suas casas cavernas é uma viagem no tempo. Deve ser maravilhoso se hospedar em um hotel assim. O texto esta ótimo e incita a curiosidade para conhecer o local.
Augusta Leite Campos
Obrigada, Gusta. Deve ser ótimo mesmo passar alguns dias dentro de uma casa-cueva, seja residência ou hotel. Não tive essa oportunidade. Fiz um bate-volta. Não lembro se de Granada ou de Arcos. De qualquer forma é muito interessante conhecer essa forma de habitação e sua história.
Obrigada, Sidney. Não é só pesquisa. Estive lá rsrsr.
Obrigada, Márcio. É curioso mesmo. Fiquei encantada.
Obrigada, Alessandra. Toda quinta tem matéria nova no blog. Espero que volte aqui muitas vezes.
Obrigada, Neilton. Bom te ver por aqui sempre.
Parabéns Silvinha, fiquei encantada com esse blog, quem dera ter oportunidade de conhecer tanta beleza! Gilca
Obrigada, Gilca. Não é difícil, viu? basta ter ânimo rsrsr
Silvia adorei saber mais sobre Guadix, essa cidade andaluz onde se vive em cavernas. Acho super interessante esse tipo de turismo. Diferente da nossa realidade né?
Sim, Hebe, muito diferente. As casas cuevas são lindas, parecem casas de boneca e têm características surpreendentes. Você já imaginou viver em uma casa sem janelas? rsrrsrsr
Ainda não tive oportunidade, mesmo morando na Espanha de ir pra Granada, quero muito conhecer, e quero muito tamém conhecer Guadiz, eu acho que a Andaluzia em geral é incrível, pelo menos o pouco que eu conheci!
Concordo com você que a Andaluzia é incrível. Já fui cinco vezes e iria mais 20 rsrsr. A província de Granada é muito especial, não só pela cidade de Granada, como por Guadix e Alhambra. Aliás, lhe convido a ler, aqui no blog, a matéria sobre Alhambra . Assim vai ficar com mais vontade ainda de conhecer Granada.
Que descoberta este texto! Achei impressionante este texto sobre Guadix. Desconhecia totalmente e achei bem interessante saber que é uma cidade andaluz onde se vive em cavernas. Quero conhecer!
É muito interessante mesmo. E não é só em Guadix que isso acontece. Existe esse tipo de casa em outros pontos da Andaluzia e na Capadócia, Turquia.
Tenho muita vontade de conhecer essa região de Andaluzia. Adorei seu post! Achei super interessante essas casas na caverna em Guadix.
É interessante mesmo e, por incrível que pareça, as casas são muito agradáveis.
Amei saber sobre Guadix. Vou à Espanha todo ano, minha enteada mora lá e sempre colocamos cidades para conhecermos a cada viagem. Granada está em nossa programação para a próxima, com certeza vou acrescentar Guadix.
Então não deixe de conhecer Alhambra e o Generalife. Tem matéria sobre Alhambra aqui no blog.
Nossa, esse cenário de Guadix me lembrou da Capadócia! Já quero conhecer!
Lembra mesmo, Marcela. As ‘casas cuevas’ de Guadix são muito parecidas com as da Capadócia.
Impressionada com Guadix. Quanta cultura e história. Deve ser incrível visitar a cidade e passar pelo menos uma noite por lá para sentir o clima de dormir numa caverna e, acima de tudo, vivenciar uma experiência totalmente diferente da nossa. Perfeito.
É iso mesmo, Norma. Guadix é impressionante. Eu fiquei encantada. Anos depois, conheci o mesmo tipo de habitação na Turquia.
Muito interessante essas moradias em cavernas em Guadix. Mais um destino na Espanha para conhecer! Ótimo post!
São incríveis mesmo essas ‘cass cuevas’. Dá vontade de morar nelas rsrs