Estação de São Bento: um museu com portas abertas

Tempo de Leitura: 6 minutos

Atualizado em 01/10/2023 por Sylvia Leite

Matéria Estação de São Bento - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Foto de Sylvia LeiteJá lhe aconteceu de entrar em um prédio e não saber para onde olhar de tanta beleza? Assim é a Estação Ferroviária de Porto – São Bento, mais conhecida como Estação de São Bento. São cerca de 22 mil azulejos, a maioria em tons de azul sobre fundo branco, que forram de cima abaixo os 551 metros quadrados de paredes do hall da estação. Os famosos azulejos portugueses.

Não é de espantar que seja assim, afinal, por trás de toda essa beleza estão dois dos mais importantes artistas portugueses da época. O projeto da Estação de São Bemto é de Marques da Silva – arquiteto formado na França pela famosa École des Beaux-Arts, onde foi aluno de Victor Laloux , o arquiteto responsável pela Gare d’Orsay, de Paris Matéria Estação de São Bento - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Foto de Sylvia Leitee escolheu para seu trabalho de conclusão o tema ‘Gare Central’, que acabou sendo usado, com adaptações, na Estação São Bento.

A pintura dos azulejos, por sua vez, não fica atrás. Jorge Colaço, estudou na mesma École des Beaux-Arts e, enquanto viveu na França, foi cartunista do jornal Le Figaro. Em Portugal, teve ateliês independentes dentro de famosas cerâmicas e foi considerado um renovador da azulejaria artística portuguesa. Seus painéis de azulejos são tema de livros e teses.

À primeira vista, parece que os azulejos são os únicos responsáveis pelo encantamento que sentimos ao entrar na Estação de São Bento, mas logo percebemos que, embora deslumbrantes, eles talvez perdessem um pouco desse brilho caso não estivessem, como estão, perfeitamente harmonizados com as formas arquitetônicas, especialmente as janelas e portas com terminação em forma de arco e seus discretos vitrais.

Um mundo de temas

Matéria Estação de São Bento - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Foto de Sylvia LeiteAo mergulharmos nos detalhes, descobrimos que há ainda uma forte identificação temática entre grande parte das pinturas e a destinação do prédio. A maior evidência dessa conformidade está no friso colorido que percorre toda a extensão do hall contando a história dos meios de transporte – desde carros romanos puxados por cavalos ou bois até o surgimento das ferrovias. Já a parede frontal da estação exibe estreitos painéis verticais, no curto espaço entre as portas, com motivos ferroviários como locomotivas, bandeiras, relógios e sinetas.

A temática da viagem está presente, também, em parte dos painéis em tons de azul, que tomam a maior parte das paredes. Nesse caso, entretanto, o foco não está mais no meio de transporte, mas na apresentação da região ao visitante. Essas pinturas reproduzem paisagens e cenas do cotidiano regional como a ‘Azenha do Rio Douro’, a Matéria Estação de São Bento - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Foto de Sylvia Leite‘A Ceifa’, ou a “Vindima de Enforcado’; além de eventos religiosos como a ‘Romaria de São Torcato’, em Guimarães, e a Procissão de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego.

Seguindo a tradição da maioria dos prédios portugueses decorados com azulejos na mesma época, os painéis principais da Estação de São Bento são dedicados a cenas históricas, que registram desde batalhas, como a ‘Conquista de Ceuta’, até acontecimentos da realeza como o ‘Casamento de D João I com D. Filipa de Lencastre’. Restam, ainda, painéis alegóricos coloridos que aludem a disciplinas econômicas como ‘Comércio’, ‘Agricultura’ e ‘Indústria’; ou culturais, como Belas Artes e Literatura; ou climáticas, como as estações do ano.

Algumas cenas chamam muita atenção por exibirem elementos incomuns. Caso do painel que retrata a procissão de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, na qual o andor, tradicionalmente carregado por fiéis, é conduzido por um carro de bois. E o mais curioso é que a substituição dos fiéis por bois não é uma ‘licença poética’ do artista e sim o registro de uma tradição local.

De convento a estação

Matéria Estação de São Bento - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Foto de Sylvia LeiteA história da ‘Estação Ferroviária de Porto – São Bento’ vai muito além dos fatos que envolvem seu projeto e construção. Começa mais de um século antes – quando havia um convento no lugar onde a estação seria construída – passa por acontecimentos históricos da cidade e se conclui com o talento dos dois artistas encarregados de seu projeto e decoração.

Anteriormente, o Porto possuía uma importante estação localizada na freguesia de Campanhã, na periferia da cidade.  A necessidade de estender o transporte até o Centro fez com que, em 1888, fosse autorizada a obra de uma nova estação no lugar do Convento Beneditino das Freiras de São Bento de Avé Maria.

Segundo algumas fontes, o que possibilitou a demolição do convento para dar lugar à estação foi uma Lei,Matéria Estação de São Bento - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Foto de Sylvia Leite promulgada em 1834, que decretava a extinção das ordens religiosas. A demolição teria demorado porque, de acordo com essa Lei, as ordens masculinas deveriam ser eliminadas de imediato, mas as femininas só poderiam ser efetivadas depois da morte da última freira. Outras fontes históricas ignoram a existência de tal Lei e atribuem o atraso a disputas judiciais entre a ordem religiosa e a empresa construtora ou o próprio Estado.

Seja qual for a verdade histórica, o fato é que a Estação de São Bento só foi ativada provisoriamente, ainda sem qualquer estrutura, em 1896, com a chegada do primeiro trem. A construção do prédio começaria quatro anos depois e sua inauguração oficial ocorreria somente em 1916, cerca de um ano depois da instalação dos famosos painéis de azulejos.

Estação de São Bento: uma das mais belas

Com o passar dos anos, a beleza da Estação de São Bento tornou-se cada vez mais admirada e ganhou fama Matéria Estação de São Bento - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Foto de bildundso por Pixabayinternacional. Hoje, além de cumprir o seu papel principal, essa estação é uma das mais visitadas e fotografadas do mundo e, em 2001, foi classificada pela revista norte-americana de turismo e lazer Travel+Leisure como uma das 16 estações mais belas em uma lista que inclui a Gare du Nord, em Paris, Atocha, em Madrid, e a de S. Pancras, em Londres.

Faz parte da rotina da estação ser cenário de filmes, séries televisivas e, vez por outra, de eventos surpresa. O de maior repercussão até o momento foi o da banda britânica James, que pretendia realizar um miniconcerto de no máximo meia hora para divulgar os shows que faria em Guimarães e Lisboa, mas a estação ficou lotada e o espetáculo se estendeu por uma hora.

O fantasma da Estação de São Bento

Matéria Estação de São Bento - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Foto de Arnaldo Gama Dinho por PixabayAlém das histórias que protagonizou desde o início de sua existência, a Estação de São Bento está vinculada também a pelo menos uma lenda: a do fantasma da abadessa.

Conta-se que a última abadessa do convento que antecedeu ao prédio da estação, Maria da Glória Dias Guimarães, demorou cerca de 58 anos para morrer e, com isso, permitir a extinção da ordem e a substituição do prédio por uma estação.

Acredita-se, então, que sua alma, ou seu fantasma, por ter vivido tanto tempo no convento, tenha se vinculado ao local e continue vagando pelos corredores da estação. Essa história é contada até hoje e não são poucos os que dizem ouvir suas orações nas horas de menor movimento dos trens.1

Notas

Para saber mais

  • Para saber o que fazer nessa região, leia a postagem 10 ideias de bate-volta a partir do Porto, no blog Dani Turismo

Estação de São Bento – Porto – Portugal – Europa

Texto

Fotos

  • (1,2,3,4,5,6) Sylvia Leite
  • (7) bildundso em Pixabay
  • (8) Arnaldo Gama Dinho em Ixabay

Livros

  • A estação de Porto ´a estação de São Bento e os seus azulejos artísticos, de J. Fernando de Souza 1896 - 1916. Boletim da CP. Porto. 448: Nº (1966)
  • Apontamentos para a história da estação de S. Bento (Porto), de António Guedes da Fonseca
  • Estação São Bento, Marques da Silva, de António Cardoso; Domingos Tavares e Cláudia Emanuel
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
8 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Val Cantanhede
2 anos atrás

Que lindeza esse Museu, Sylvinha!
Sua matéria despertou minha vontade de retornar à Portugal e conhecer o Porto.
Bjs,
Val Cantanhede

Hebe Carvalho
2 anos atrás

Realmente essa estação é um museu com portas abertas, onde todos devem ir. Não temo como não se admirar com cada detalhe desse imenso painel de azulejos. Eu amei!

Sonia Maria Pedrosa Silva Cury
2 anos atrás

Que lindo, esse mosteiro. Eu não conheço e adoraria conhecer. Seu post post reavivou em mim um desejo enorme de ir a Portugal, que conheço pouco, para ver todas as preciosidades que o país resguarda.

Ana Maria
Ana Maria
2 anos atrás

Olá, Sylvia. Moro em Portugal, Nazaré. Estive uma vez apenas nessa estação e fiquei encantada com a beleza. Mas, confesso que, depois de ler seu texto, vou analisar com outros olhos os detalhes de cada m² quando eu estiver lá novamente. Excelente matéria.