Art Déco District: a preciosidade de Miami

Tempo de Leitura: 5 minutos

Atualizado em 11/11/2022 por Sylvia Leite

Ocean Drive, no Art Déco District, em South Beach, Miami Engana-se quem pensa que Miami Beach é sinônimo apenas de belas praias, vida noturna agitada, e compras vantajosas nos famosos outlets. O seu maior diferencial está em um bairro histórico, conhecido como Art Déco District e localizado na região de South Beach, que abriga o maior aglomerado de prédios em estilo Art Déco do mundo.

São mais de 800 edificações, entre residências, hotéis e estabelecimentos comerciais, que formam um enorme museu de Arquitetura a céu aberto. As construções foram erguidas, em sua maioria, nas décadas de 1930 e 1940 e estão todas em ótimo estado de conservação. Mas nem sempre foi assim.

A valorização do patrimônio do bairro só foi conquistada a partir de 1976, com a criação da Associação para a Preservação do Design de Miami (MDPL, na sigla em inglês). Entre outras vitórias, a MDPL conseguiu incluir os edifícios no Registro Nacional de Locais Históricos (em inglês National Register of Historic Places), que é a entidade responsável pelos tombamentos nos Estados Unidos. Além disso, realiza, desde 1977, um encontro anual Ocean Drive, no Art Déco District, em South Beach, Miami denominado Art Déco Weekend, que reúne diversão, história, design e arquitetura, com o fim de conscientizar moradores e visitantes sobre a importância do patrimônio arquitetônico do bairro.

A Art Déco

O estilo Art Déco nasceu na Europa no início da década de 1920 e recebeu esse nome cinco anos depois, durante a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris. Como o próprio nome revela, é uma arte com pretensão decorativa e, diferente de outros movimentos de design da época, não se ampara em razões filosóficas ou políticas.

Na maioria das descrições, a Art Déco é considerada uma mistura de estilos, nem sempre afins, que se unemOcean Drive, no Art Déco District, em South Beach, Miami apenas por um desejo: ser moderno. No início, foi marcada por requinte, elegância, funcionalidade e cores fortes, proporcionadas pelo neon. Herdou as formas geometrizadas do Cubismo e pôs em prática o conceito de Obra de Arte Total do Romantismo alemão, estendendo-se da arquitetura aos meios de transporte, da moda aos móveis e luminárias, do cinema ao desenho industrial.

A origem do Art Déco District

A construção dos prédios Art Déco em South Beach começou em um momento histórico conhecido como a Grande Depressão – período de grande crise econômica evidenciada pela queda drástica da Bolsa de Nova Iorque, em outubro de 1929. Apesar da crise, South Beach precisava ser reconstruída depois de ter sido arrasada,Ocean Drive, Miami poucos anos antes, por um furacão.

Quando surgiram os primeiros prédios, na virada da década de 1920 para 1930, a Art Decó já vivia uma segunda fase, conhecida como ‘Streamline Moderne’. Embora mantendo a elegância incial, havia assumido um estilo mais sóbrio. Em Miami, manteve a tendência mundial, mas, por influência da cultura e da geografia locais, assumiu também características próprias, com cores pastéis e temática marítima ou floral, o que levou alguns críticos a chamá-la de Tropical Déco.

Outra particularidade da Art Déco de Miami é a altura dos prédios. Enquanto na Europa, e mesmo em Nova Iorque, onde se diifundiu massivamente, o estilo produziu inúmeros arranha-céus – caso do Empire State Building e de Casa que pertenceu a Gianni Versace , no Art Déco District, em South Beach, Miami tantos outros – , em South Beach as construções são bem mais baixas.

Mediterraneo e MiMo

Certamente o Art Déco District, em South Beach, é de longe o lugar de maior concentração do estilo em Miami, mas não é o único. Por toda a cidade é possível encontrar exemplares dessa arte e arquitetura decorativas que convivem, lado a lado, com dois outros estilos: Mediterrâneo e o Miami Moderno, mais conhecido pela forma abreviada MiMo.

Collins Avenue, no Art Déco District, em South Beach, Miami O primeiro deles é uma mescla de vários estilos mediterrâneos que os construtores de Miami adotaram a partir do  início da década de 1920, portanto antes da chegada do Art Déco, mas que continuou sendo utilizado em paralelo. São prédios com arcos, pórticos, cantaria esculpida, telhas de barro, varandas e acessórios de ferro forjado, entre outros elementos. Um exemplo do estilo Mediterrâneo é a milionária casa que pertenceu ao estilista Gianni Versace, hoje transformada em hotel boutique.

Já o MiMo é posterior ao Art Déco. Surgiu depois da Segunda Guerra Mundial e tornou-se popular no início da década de 1950. Introduziu novos materiais, como persianas de metal e revestimentos em ladrilhos, especialmente mosaicos, e formas extravagantes, que lembram amebas e rins, ou futuristas, em alusão à era espacial. Uma variante desse estilo, que ficou conhecido como MiamiExposição no Art Déco Museum, no Art Déco District, em South Beach, Miami Garden, introduz jardins e passarelas ao ar livre que servem de acesso aos apartamentos.

Para quem se encanta com as construções e deseja se informar sobre os estilos Art Déco, Mediterrâneo e MiMo, o bairro oferece também o Art Déco Museum, criado pela mesma associação que protege o patrimônio arquitetônico e organiza o encontro anual denominado Art Déco Weekend.1

Notas:

Para saber mais

Art Déco District – South Beach – Miami Beach – Estados Unidos – América do Norte

Texto

Fotos:

  • (1) Jorge Láscar from Australia em Wikimedia - CC BY 2.0
  • (2) Massimo Catarinella em Wikimedia - CC BY-SA 3.0
  • (3) Visitor7 em Wikimedia - CC BY-SA 3.0
  • (4) Hubo em Wikimedia
  • (5) chensiyuan - chensiyuan em Wikimedia - CC BY-SA 4.0
  • (6) Tamanoeconomico em Wikimedia - CC BY-SA 4.0
  • (7) SilverLives

Referências:

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
14 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Tereza Lino Machado
Tereza Lino Machado
2 anos atrás

Que sonho!!!!!!!!

Deyse
Deyse
2 anos atrás

Que especial conhecer um pouco da arquitetura de Miami. Achei muito lindo o Art decó district, grande preciosidade de Miami.

Nathalia geromel
Nathalia geromel
2 anos atrás

Eu acho linda essa arquitetura art deco de Miami. Essa mistura de estilos, torna o lugar super especial.

Angela Martins
Angela Martins
2 anos atrás

Eu adorei conhecer esse bairro Art Deco District quando estive em Miami. Uma viagem ao passado! Ótimo post!

Sonia Maria Pedrosa Silva Cury
2 anos atrás

O Art Déco é um estilo lindíssimo, elegante, que a nada se assemelha. Eu não conheço Miami, acredito que esse bairro deva rivalizar com o centro de Riga, capital da Letônia, que também exibe uma coleção lindíssima de prédios em Art Déco.

Olivia
2 anos atrás

Realmente uma novidade pra mim. Não conheço Miami e não sabia dessa peculiaridade. Certamente uma visita ao Arte Deco Distrito me pareceu obrigatória.
Beijos

Cynara Vianna
1 ano atrás

Muita gente tem preconceitos com alguns destinos por falta de informação, muitas vezes até apenas ouvem comentários, não procuram pesquisar para tirar suas próprias conclusões e já rotulam não é Sylvia? Miami e um exemplo disso. É uma cidade onde já estive algumas vezes e sempre que volto procuro conhecer um lugar novo, pesquiso antes de ir e tenho me surpreendido positivamente. Esse prédios Art Déco são uma das características da orla e poucas sabem dar o devido valor a eles.