Los Dominicos: um refúgio de paz impregnado de história

Tempo de Leitura: 5 minutos

Atualizado em 29/04/2024 por Sylvia Leite

Entrada do Pueblito Los Dominicos - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAUm dos pontos turísticos mais charmosos de Santiago, atualmente, é o que os chilenos chamam de Pueblito Los Dominicos – uma espécie de centro comercial a céu aberto, que reúne lojas e oficinas de arte e artesanato. O lugar traz uma sensação de tranquilidade, como se tivéssemos chegado ao centro de uma pequena aldeia. Mas isso é apenas o começo porque o pueblito pertence a um grande parque e, embora nem todos percebam, ao seu lado encontra-se um refúgio de paz onde podemos descansar nos bancos – admirando a beleza do pátio interno -, visitar a igreja e ainda ouvir a história do lugar contada informalmente por uma freira leiga: é o Convento da Ordem Dominicana.

Parte dessa atmosfera de tranquilidade deve-se à sua origem e localização geográfica. O convento e o pueblito estão praticamente ao pé dos Andes. Ao longo do terreno, corre um riacho abastecido por águas que descem da cordilheira e, antes da chegada dos espanhóis, toda a região era habitada pelos Incas.

Na época da construção do convento, no início do século 19, o local ainda estava em uma zona rural e, mesmo agora, que já se integrou à cidade, conserva os traços de simplicidade, como pisos de tijolo, com paredes grossas e caiadas, estruturas em madeira e tetos forrados com finos bambus.

Mas talvez a razão maior para sentirmos calma em todo o parque esteja nos princípios dominicanos de respeito a todos os povos e crenças, e na história que essa ordem religiosa conseguiu escrever entre suas paredes e jardins, marcada principalmente pelo acolhimento.Varanda do convento - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

Educação, liberdade e acolhimento

Toda a área do atual Parque de Los Dominicos, que inclui o convento, o pueblito e um enorme jardim frontal, integravam originalmente a fazenda vinhedo de Apoquindo. Seus proprietários, o casal Antonia Portusagasti e Juan Cranisbro – este de ascendência irlandesa – ergueram no local uma capela dedicada a São Vicente Ferrer em memória de seus dois filhos, que faleceram quando ainda eram crianças.

Ao morrer, Juan Cranisbro deixou a capela e os prédios anexos para os dominicanos, com a condição de que construíssem uma escola para os camponeses que viviam nos arredores. A exigência encontrava eco na própria Escada no convento - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAhistória da ordem que, quase duzentos anos antes, havia fundado a primeira universidade do Chile, a de Santo Tomás, que foi fechada em 1747 por causa da criação da Real Universidad San Felipe, hoje Universidad del Chile, mas muitos consideram que não houve fechamento e sim transformação de uma em outra.

Além de sua vocação educacional, os dominicanos desse convento participaram, em vários momentos, da vida política do Chile. Durante a luta pela independência, por exemplo, converteram o convento em prisão temporária para os frades apoiadores do regime espanhol, de modo que não pudessem agir até a vitória do movimento. Teriam, inclusive, usado suas próprias economias para fazer doações aos defensores da independência. Em algumas ocasiões, como na Guerra Civil de 1891, o convento serviu de refúgio a perseguidos políticos.

Atualmente, a política de acolhimento dos dominicanos tem se manifestado principalmente por meio de incentivo aoCancioneiro da Igreja de Los Dominicos - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA resgate, manutenção e divulgação da cultura chilena, especialmente a ancestral. E, para isso, eles se dispõem a flexibilizar regras da própria igreja, a fim de acolher a diversidade de costumes.

Recentemente, por exemplo, autorizaram a apresentação de uma dança nativa dentro do convento sem fazer qualquer censura ao tamanho reduzido das peças do figurino. Outra evidência é a oração ‘Padre Ameríndio’, que foi incluída no ‘Cancionero’ da igreja ao lado do Pai Nosso e faz alusão a várias culturas como Incas, Aztecas, Mayas e Quechuas.

A configuração atual do Convento

Igreja no Parque Los Dominicos - Foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAO sentido de preservação está presente também no convento e na igreja, que se mantêm praticamente inalterados desde a sua construção. Ambos foram erguidos dentro do padrão dos prédios herdados e aproveitando a construção anterior. Para homenagear os doadores, a igreja recebeu duas torres com cúpulas de cobre, terminadas por cataventos com pequenas figuras humanas – em referência às crianças mortas do casal. As paredes internas, também caiadas, são decoradas com pinturas e imagens de santos dominicanos.

A construção do convento teve como base a estrutura já existente e, como a fazenda que havia no local era produtora de vinho, parte de suas atividades religiosas e administrativas ocupam espaços antes destinados a bodegas – caso do templo galpão aonde são celebradas as missas de fim de semana, que atraem um número maior de fiéis. No pátio interno, árvores e arbustos dividem espaço com um santuário de Nossa Senhora. São laranjeiras, palmeiras e um abacateiro bicentenário, com mais de 10 metros de altura, que traz a memória dos primeiros tempos.Uma das construções do Pueblito - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

O Pueblito Los Dominicos

O centro de arte e artesanato veio mais de cem anos depois, mas mantém a atmosfera de cidadezinha do interior, com viveiros de pássaros e uma fonte logo na entrada.

As ruas de terra batida abrigam cerca de 160 lojas construídas a partir dos estábulos e celeiros da antiga fazenda. Nelas se pode comprar desde jóias artesanais de lápis lázuli – a pedra símbolo do Chile – até bolsas e arreios de couro, passando pelas roupas tecidas manualmente com lã de alpaca.

Loja no Pueblito - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAO que dá uniformidade aos produtos é o fato de serem produzidos artesanalmente e de manterem alguma relação com a cultura local.

O mesmo acontece nos restaurantes, dominados pelas empanadas e onde se pode conhecer, também, a tradicional bebida chilena de pêssego com grãos de milho, que tem o curioso nome de “mote con huesillos”.

Tudo isso fica a poucos quilômetros do Centro de Santiago e quem gosta de economia e praticidade pode até pegar o metrô e descer na estação Los Dominicos que, para desgosto de muitos, foi construída dentro do parque, comprometendo o paisagismo da área de entrada.1

Notas

Para saber mais

Pueblito e convento Los Dominicos – Parque Los Dominicos – Las Condes – Santiago – Chile – América do Sul

Texto

Fotos

  • Sylvia Leite

Participação especial

Livros

  • "Terras de Apoquindo", de vários autores, editado pelo Centro Cultural, Artístico y Patrimonial Los Dominicos.
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest

8 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
sonia pedrosa cury
4 anos atrás

Um verdadeiro oásis na cidade… deve ser uma delícia passear ou sentar num banco para vivenciar a paz que o lugar proporciona. Adorei, Sylvinha!
sonia pedrosa

maggio
4 anos atrás

O Jornal Digital CLICKus – Parabeniza a Jornalista Sylvia Leite.

Val Cantanhede
4 anos atrás

Que vontade de conhecer esse paraíso. A Ordem dos Dominicanos está em sintonia com o Papa Francisco no respeito e no acolhimento à diversidade cultural dos povos ancestrais.
Adorei, Sylvinha!
Bjs,
Val Cantanhede

Sidney Menezes
4 anos atrás

Muito legal. Tive o prazer de conhecer.