Samarcanda: a cidade de mil e uma histórias

Tempo de Leitura: 4 minutos

Atualizado em 04/10/2023 por Sylvia Leite

Vista de Samarcanda Foto Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMORIAPrédios enormes, com minaretes e cúpulas cobertos por mosaicos coloridos servem de cenário a homens vestidos em túnicas e mulheres com roupas estampadas, lenço na cabeça e ouro nos dentes. Todos aqueles elementos que pareciam habitar apenas o imaginário começam a materializar-se diante de nós. Estamos em Samarcanda, ou melhor, estamos nas Mil e Uma Noites. 1

Embora as intermináveis histórias de Shahrazade tenham sido contadas em outra cidade, a imagem de Samarcanda parece irremediavelmente ligada ao clássico da literatura, seja porque é citada em vários pontos da narrativa, seja porque integra o mesmo universo cultural.

Os saraus de Shahrazade são definidos pelo filósofo francês Michel Foucault, “como o esforço de noite após noite para conseguir manter a morte fora do ciclo da existência”. De uma forma ou de outra, Samarcanda também parece ter assumido esse legado, de manter-se viva e bela.

Cúpula azul em Samarcanda,- Foto Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMORIAal .No que diz respeito à longevidade, não há o que contestar. É uma das cidades mais antigas do mundo, fundada cerca de 700 anos antes de Cristo. Já seus encantos, ficam no campo das mil e uma histórias que se propagaram sobre a cidade. Uma das mais conhecidas diz que Alexandre, o Grande, teria se confessado surpreso ao invadi-la cerca de quatro séculos depois de sua fundação: “Tudo o que se conta sobre Samarcanda é verdade, exceto o fato de que é mais bonita do que eu jamais imaginei”.

Samarcanda na Rota da Seda

Não tanto pela beleza, mas por ter uma posição estratégica no centro da Rota da Seda, Samarcanda era cobiçada por diferentes povos. Ao longo de sua história, sofreu ataques e ocupações, mas sempre conseguiu sobreviver.

A pior ofensiva aconteceu no século 13, quando foi destruída por Gengis Khan e levou quase um século paraArtesão mostra seu trabalho a visitante local - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIA conseguir se reerguer. O período coincide com as incursões de Marco Polo na região, o que talvez justifique o fato de ele jamais ter estado lá. Tudo o que sabia sobre a  cidade lhe teria sido transmitido pelo tio e pelo pai: “Samarcanda é muito nobre e enorme cidade, onde se encontram belos jardins e todos os frutos que o homem possa desejar”.

Mesmo sem a visita de Marco Polo, a cidade não foi privada de personalidades famosas. Um século antes da destruição, teria vivido ali o filósofo e poeta Omar Kayan1, a quem são atribuídas várias obras, entre as quais um tratado de álgebra e o famoso poema místico Rubayat.

Quem reconstruiu Samarcanda, no século 14, foi Tamerlão, um monarca muçulmano de ascendência turco-mongol, Moradora em traje típico - Foto de Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMORIAlizada no Uzbequistão., Ásia Central .que, embora morasse em uma tenda, convocou artistas de várias partes para erguer madrassas, palácios e mausoléus, transformando a cidade em um museu a céu aberto. Conta-se também que seu governo deu grande apoio aos poetas e aos historiadores. São dessa época os principais monumentos da cidade, inclusive a monumental praça do Registão, que reúne três enormes prédios onde antes funcionavam madrassas e mesquitas.

A segunda maior do Uzbequistão

Samarcanda é hoje a segunda maior cidade do Uzbequistão, país que passou mais de 60 anos incorporado à União Soviética. Dessa época, herdou predominantemente o idioma russo, que foi língua oficial de todo o bloco, e a arquitetura de inspiração comunista na parte nova da cidade. Mas para quem vai visitar os monumentos históricos, essa influência pode até passar despercebida.

O que não se pode deixar de notar é a mescla de culturas, etnias e idiomas resultantes de tantas invasões. A mistura de povos, a arquitetura medieval, os trajes e o que sabemos sobre Samarcanda nos faz experimentar a sensação de havermos nos transportado no tempo e no espaço. A impressão é de que, a qualquer momento, poderão surgir gênios, ogros, princesas, dervixes e até cachorros com coleiras de rubis. Mas para que tudo isso aconteça, é preciso que os visitantes tenham lido pelo menos algumas histórias de Shahrazade.2

Matéria do blog 'lugares de memória' sobre Samarcanda, localizada no Uzbequistão., Ásia Central .

Notas

Samarcanda – Uzbequistão – Ásia Central – Ásia

Fotos

  • Pixabay (fotos 1, 2, 4 e 5)
  • Sylvia Leite foto 3
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
59 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Pablosz
5 anos atrás

Linda narrativa Sylvia ! Sua linguagem documental e lúdica ao mesmo tempo é muito nutritiva. Este é o jornalismo que eu gosto. Beijos

Pablosz
5 anos atrás

E também é interessante o livro Samarcanda, onde Amin Malouf conta a narrrativa de um escritor e suas peripécias desbravando as origens e contexto que viveu Omar Khayyam. A história deste escritor se confunde (na narrativa) com uma teofania da vida do Astrônomo poeta. Maravilha de livro .

Unknown
5 anos atrás

Lindo texto, Sylvinha! Adorei!!! Parabéns!

R Leandro
5 anos atrás

Após essa linda narrativa, eu sinto que faltou você comigo, quando visitei essa cidade encantadora. Parabéns Silvinha e obrigado por compartilhar, Samarkand…

Unknown
5 anos atrás

que legal!!! Obrigada, querida!!!

Unknown
5 anos atrás

Lugar e texto lindos!
Maravilhosos, Sylvia!!

angelica
5 anos atrás

Dá pra entender porque esse lugar inspirou tantas histórias de Mil e Uma Noites.Pura magia. Parabéns!

Mercedes Silva
5 anos atrás

Exato! Ja anotei a dica…

Mercedes Silva
5 anos atrás

Se voltar e nao me levar, te juro q nao sei o q faco com vc! Rs

shellah avellar
5 anos atrás

Mil e Uma Grandes Sacadas.Samarcanda pelos olhos atentos de Sylva Leite.Vale a pena conferir ao vivo e em cores.

Thais Helena
5 anos atrás

Muito bom! Samarcanda é tudo isso e mais! Que delícia reviver a magia dessa cidade! Da vontade de voltar!

Elizete Cordeiro de Miranda
5 anos atrás

Adorei "viajar" por esse lugar tão mágico e com tantas histórias. Parabéns!

CELIA REGINA MORAES LEME
CELIA REGINA MORAES LEME
5 anos atrás

Depois de tantos comentários maravilhosos,tô instigada a conhecer Samarkanda e ler o livro que o Pablo indicou. Delícia de texto Sylvia. bjs �� ��

Neilton Santana
Neilton Santana
5 anos atrás

Como sempre um texto inspirado capaz de nos transportar aos lugares mais distantes e, ainda, não visitados por nós. Mais uma vez parabéns.

Unknown
5 anos atrás

Gostei muito de "passear" pela história e estórias de Samarcanda…

Azamor
5 anos atrás

OBRIGADA Sylvia Leite por trazer Samarcanda com seus encantos e belezas. Bjs

Maria Helena
5 anos atrás

Sylvia, estou encantada com suas escolhas e a maneira que você escreve sobre cada lugar. Esse jeito de nos dar oportunidade, quando você se refere a alguém que viveu a época,ou de alguma maneira participou, ir lá e saber sobre aquela pessoa, como o Omar Caiam. As mil e uma noites. Amei. Parabéns.

Anonimo
5 anos atrás

Sylvia e emocionante esta em um lugar com tanta história e tanta beleza. Parabéns pela diversidade dos lugares.
Augusta Leite

Anonimo
5 anos atrás

Sylvia e emocionante esta em um lugar com tanta história e tanta beleza. Parabéns pela diversidade dos lugares.
Augusta Leite

Unknown
5 anos atrás

Que delícia, Sylvia! Deu vontade de ler as histórias de Sherazade e, principalmente, de conhecer esse lugar tão encantador!

ALEXANDRE SEARA ARAUJO
5 anos atrás

O texto e as imagens me levaram para Samarcanda. Parabéns!

Sonia Maria Pedrosa Silva Cury
2 anos atrás

Em breve, estarei executando o meu roteiro que inclui esta cidade incrível! E com o seu conhecimento, passado generosamente, pra gente, a minha viagem será aproveitada ainda mais. Valeu, Sylvinha!

normeide carvalho
normeide carvalho
2 anos atrás

Que lugar encantador a cidade de Samarcanda. Realmente deve ter milhares de histórias encravadas naquela arquitetura tão bela. Quanto informação e história. Parabéns Silvia

Cynara Vianna
2 anos atrás

Eu ‘nasci’ Shahrazade e fui chamada assim por algumas horas, até que meu avô paterno disse que não saberia me chamar. Meu pai, que tinha escolhido meu nome por adorar os contos das Mil e Uma Noites trocou para Cynara. Adorei chegar um pouco mais perto desses contos lendo aqui sobre Samarcanda.

Marcella
Marcella
2 anos atrás

Uma viagem pela Ásia Central é um sonho antigo meu, que espero realizar nesse ano ou no máximo no próximo! Samarcanda é exatamente o que espero ver por lá 😀

Deyse
Deyse
1 ano atrás

Gente que especial saber mais sobre Samarcanda. De certo uma cidade de mil e uma histórias e que quero ouvi-las. Adorei a rota da seda, estou encantada!

trackback
11 meses atrás

[…] Não faz mal, porque agora que estive em Samarqanda vou ler novamente a obra, tomando cuidado para ficar com a que é considerada a melhor tradução, a de um professor da USP, Mamede Mustafá Jarouche, por ser a única efetuada diretamente do árabe para o português (fonte: https://lugaresdememoria.com.br/samarcanda-a-cidade-de-mil-e-uma-historias/) […]

Cintia Grininger
Cintia Grininger
8 meses atrás

Que lugar fascinante a cidade de Samarcanda! Imagino que andar pelas ruas deva ser uma volta no tempo. Amo esses lugares antigos e que viram tantos povos e culturas ao longo dos anos, e ainda assim sobreviveram.

Alexandra
Alexandra
8 meses atrás

Seu post me inspirou a ir para Samarkand e fui no ano passado! Suas dicas e informações me ajudaram muito! Muito obrigada!