Casapueblo: sonho e poesia à beira-rio

Tempo de Leitura: 5 minutos

Atualizado em 04/10/2023 por Sylvia Leite

Casapueblo - foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIAHá quem diga que Vinícius de Moraes escreveu a letra da música ‘A Casa’ inspirado na Casapueblo, a “escultura habitável” que o artista plástico Carlos Páez Vilaró ergueu em um penhasco à beira do Rio da Prata, no Uruguai.

Era uma casa, muito engraçada.
não tinha teto, não tinha nada,
ninguém podia, entrar nela não
porque na casa, não tinha chão…

Caso seja verdade (o próprio Vilaró tinha dúvidas), Vinícius não exagerou: o teto, o chão e as paredes da estão lá, em seus devidos lugares, mas é como se não estivessem, tamanha a sensação de surpresa e estranhamento que sentimos ao alcançar cada novo espaço.

Casapueblo é um edifício branco, como os mediterrâneos, e encontra-se sob o mesmo céu azul. A diferença é que está localizada do outro lado do mapa, e, embora seja menos antiga, parece ter mais segredos a serem desvendados.Detalhe da escada - foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIA

Na Casapueblo, a luta contra a linha reta

O primeiro deles é o seu método de construção. Vilaró não era arquiteto, nem engenheiro, e não contratou profissionais da área para projetar e fazer sua casa-ateliê. Pelo contrário. Preferiu reunir pescadores que tivessem intimidade com a geografia local, e nenhum conhecimento anterior de construção, para que não caíssem na tentação de seguir as regras convencionais.

Fez grande parte do trabalho com as próprias mãos e deixou que cada um de seus ajudantes criasse livremente dentro de alguns poucos parâmetros. Uma das linhas mestras da construção, segundo Vilaró, foi a “luta contra a linha reta, tratando de fazê-la mais humana”.

Assim como fez Escher em suas gravuras, ele usou e abusou das passagens de nível a ponto de provocar uma confusão no visitante, que dentro de pouco tempo pode não identificar mais em que andar se encontra. Até mesmo Vilaró se confessava afetado por essa incerteza: “nunca soube se as escadas subiam ou desciam”.

Escada curva - foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIAMas o influenciador declarado do projeto da Casapueblo foi um pássaro, o joão-de-barro (hornero em Espanhol), e a sua “olaria do ar”. A intenção do artista era fazer uma casa como aquela: cheia de curvas, pequenos compartimentos e, principalmente, aberturas livres para entrar e sair. Como uma habitação humana talvez não pudesse chegar a tanto, ele fez com que as portas e janelas, compradas em demolições, servissem de molduras à paisagem externa.

Com tal heterodoxia, pode parecer que não houve, por parte dos construtores da Casapueblo, qualquer cuidado com a segurança, mas Vilaró estava muito atento a esse aspecto. Ciente de que não conhecia cálculo, evitou que os cômodos ultrapassassem um determinado tamanho e exagerou na quantidade de ferro a fim de reforçar a estrutura.

Vinho, música e literatura

O que deu alma a seu método foi a criação de uma irmandade. Ao final do dia, ele e seus ajudantes, na maioria pescadores, reuniam-se para comemorar, com vinho e carne, os avanços da obra e brindar à amizade.Peças cerâmicas na Casapueblo - foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIA

Para dinamizar o trabalho, introduziu música no canteiro de obras e ficou surpreso ao constatar que alguns pescadores gostavam de ouvir obras clássicas. Com o tempo, foi criado também o almoço comunitário, no qual o artista e seus ajudantes liam textos de toda espécie: “umas vezes se desfrutavam os livros de Eduardo Galeano, outras, a poesia de Neruda ou também simplesmente a biografia de um atleta”*.

Tudo isso fez crescer um forte laço entre os artífices da Casapueblo. Além da amizade, os pescadores ganharam também reconhecimento impresso em certificados feitos manualmente por Vilaró.

A construção durou mais de 36 anos, a partir da década de 1960. Durante esse período, a Casapueblo foi visitada por gente de toda parte e com todo tipo de propósito. Alguns pediam a Vilaró que pusesse fim à estiagem com sua escultura africana da “Deusa da chuva”, que era uma das peças-chave na decoração da casa. As crianças se aproximavam para tocar as paredes brancas, pensando que fossem de açúcar.

Amigos do artista iam descansar ou passear na Casapueblo e, cada vez que uma visita se anunciava, Vilaró construía um novo quarto Arco no terraço - foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMORIAapropriado ao caráter do futuro ocupante. Foi assim com muita gente conhecida como Jorge Luís Borges, Mercedes Sosa, Dorival Caymmi e outros tantos.

A época de sonho certamente já passou. Hoje funcionam ali um museu, um restaurante e um hotel. A área aberta à visitação corresponde a menos de dez por cento do total. Mas ainda é possível aproveitar um pouco de toda essa memória em um recanto qualquer das varandas, contemplando o Rio da Prata, que de tão largo, é tratado como mar. E aí uma pergunta se torna inevitável: como pode alguém materializar, de uma maneira tão concreta, conceitos e formas que parecem só existir em sonhos?

A resposta talvez esteja no fato de Carlos Paéz Vilaró ter sido artista em todas as áreas, do cinema à arquitetura, das artes plásticas à literatura, o que teria lhe permitido mesclar em sua obra todos esses imaginários. Ou talvez não exista resposta alguma. Até porque em um lugar como Casapueblo, a última coisa que precisamos é racionalizar. Quanto mais conseguirmos nos entregar à essa quebra de padrões, maior será o nosso deleite.1

Casapueblo – Punta Ballena – Maldonado – Uruguai – América do Sul

Texto

Fotos

  • Sylvia Leite

Referência bibliográfica

  • Posdata, Autobiografia de Carlos Páez Vilaró, escrito e ilustrado pelo artista.
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
60 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Unknown
6 anos atrás

Muito bom, Sylvinha! A Casa Pueblo é, mesmo, inspiradora! Parabéns!

Virginia Finzetto
6 anos atrás

sensacional… quero volver ao Uruguai, adorei.

Neilton Santana
Neilton Santana
6 anos atrás

Impossível esquecer o por do sol, com poesia e música que acontece todos os dias. Obrigado por mais essa lembrança.

GILBERTO HABIB OLIVEIRA
6 anos atrás

Essa geração de artistas e intelectuais sulamericanos tem ainda muitos segredos e histórias para aprendermos. Obrigado Sylvia!

Suzana Monteiro
Suzana Monteiro
6 anos atrás

Amei, agora fiquei ainda mais curiosa pra conhecer.

Unknown
6 anos atrás

Parabéns pela matéria!

Unknown
6 anos atrás

Perfeita descrição da Casapueblo. Lugar mágico que encanta a todos!

Unknown
6 anos atrás

Um lugar como esse mexe com nossa imaginação…fiquei instigada a conhecer.

Mercedes Silva
6 anos atrás

Estes textos têm uma delicadeza inusitada… Inusitada pq alguem q escreve assim deveria escrever mais e eu nao conhecia seus textos. São sutis, com escolhas precisas de termos, sem obviedades…Nem excessos… São muito suaves. Ainda assim, com um grande poder de evocação da experiéncia de estar no lugar. E vc escolhe exatamente os ângulos para olhar o q permitirá à leitura do texto ser uma experiência especial, quase ficcional . <3 Amando isso aqui!

Elizete Cordeiro de Miranda
6 anos atrás

Incrível esse lugar. Inclusive pelo fato de não ter a participação de arquitetos ou engenheiros. Deu muita vontade de conhecer. Obrigada por compartilhar.

Unknown
6 anos atrás

Seus textos são sempre fluidos e a leitura prazerosa. Parabéns!

Anonimo
6 anos atrás

Maldonado é o nome da região? Bom saber que tem hotel nessa construcao. Espero algum dia ir ao Uruguay e este local estara nos meus planos. Parabéns Sylvia mais uma vez. Augusta Leite Campos

NilvaSader
6 anos atrás

Texto sensacional que nos leva à fruição desse lugar maravilhoso, mesmo que à distância. Parabéns! Como faço para seguir seu blog? Não encontrei indicação. Beijos

Unknown
6 anos atrás

Um lugar como esse mexe com nossa imaginação…fiquei instigada a conhecer.

Marcelo
6 anos atrás

Simplesmente fantástico, excelente descrição. Vamos em frente tá muito bom.

NilvaSader
6 anos atrás

Obrigada voce!Já passei meu Whatsapp. Beijão

Unknown
6 anos atrás

Oí Sylvia , conheço o lugar e você ofereceu uma outra perspectiva ao falar, por exemplo, das origens da construção e da humanidade que norteou Casapueblo . É um lugar que nos faz sentir bem , obrigada por me fazer relembrar! Bjs

Unknown
5 anos atrás

Lugar fantástico e sua descrição está maravilhosa. Parabéns!!!

Maria Helena
5 anos atrás

Que bom Sylvia toda semana saber que vou ler e ver as fotos de lugares que não conheço, e nem tinha ouvido falar. Estou gostando muito. Você merece ser aplaudida por essa feliz idéia. Essa maneira que você fala sobre o local, é muito gostoso de ler. A espera do próximo. Beijos

Raquel Rabelo
5 anos atrás

Oi, Sylvia, adorei esse lugar de memórias. O blog tem um visual leve, agradável, e seu texto é tão acolhedor, aconchegante…é como se você estivesse aqui, na minha frente, contando uma história, um lance que aconteceu e você achou legal. Muito boa a sensação de perambular por esse espaço aqui. Amei.

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

Estive lá,com minha irmã. Chovia muito e não pudemos apreciar como gostaríamos .O texto da Sylvia completou o que faltou .Beijos e obrigada .Louris

Unknown
5 anos atrás

Sílvia querida,
Parabéns por seu lindo e inspirado trabalho.
Você tem o dom da escrita e a alma sensível e não poderia resultar em nada mais do que um texto fluido, aerado e transparente.
Sua conversa escrita me transportou ao topo dessa casa inusitada tanto em sua arquitetura provocativa, quanto em seu ousado processo construtivo.
Estou, desde já, na expectativa de sua nova viagem.
Sucesso querida !! Beijo

Unknown
5 anos atrás

Muito bom o texto.

Marcelo
4 anos atrás

Simplesmente fantástico. Vamos em frente tá muito bom.

Unknown
3 anos atrás

A mágica desse lugar é a própria imaginação.

Angela Beatriz Camara Martins
2 anos atrás

Eu amei conhecer a Casapueblo. Seu post me fez reviver os lindos momentos que passei por lá. Adorei conhecer mais sobre a história do lugar.